Zap Móveis

Dicas para não errar com as toalhas e garantir maior durabilidade

Spread the love

As toalhas são companheiras em uma rotina diária, seja na hora de tomar banho ou de lavar as mãos elas estão sempre presentes. A escolha de peças com boa qualidade pode garantir um maior conforto na sua utilização. E, como o uso das peças é intenso, elas podem se desgastar com mais facilidade.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Para evitar que as toalhas se estraguem rapidamente, alguns cuidados podem aumentar a durabilidade, como a forma de lavar, de secar ou de armazenar. Confira algumas dicas para escolher as toalhas ideais e também para garantir uma maior durabilidade das peças que são diretamente relacionadas à higiene pessoal.

toalhas de banho

Para evitar que as toalhas se estraguem rapidamente, alguns cuidados podem aumentar a durabilidade (Foto: Shutterstock)

Na hora de comprar as toalhas para casa, é preciso levar em consideração alguns detalhes. “Quanto mais grossas, melhor a sua qualidade, já que funciona da mesma forma que os lençóis de algodão, que quanto mais fios têm, melhor”, afirma Maria Dulce Lucena e Mello, organizadora profissional e proprietária da empresa Bye bye Bagunça.

Em relação ao tamanho, não existe um que seja ideal, isso vai variar de acordo com o gosto pessoal. “As supertoalhas são deliciosas porque enrolam a pessoa inteira, mas, em compensação, são péssimas para enrolar no cabelo. Além disso, elas ocupam o dobro do espaço na hora de guardar e gastam mais sabão na hora de lavar. Mas a decisão realmente vai depender do gosto de cada um”, acrescenta.

toalhas de banho

Na hora de comprar as toalhas para casa, é preciso levar em consideração alguns detalhes (Foto: Shutterstock)

Para ela, as toalhas não precisam combinar com a decoração do banheiro. Se o ambiente for um lavabo, pode optar por cores que estejam dentro da mesma tonalidade. Maria Dulce afirma que as peças brancas podem servir como coringas. “Elas combinam com tudo e são mais fáceis de conservar porque são mais difíceis de manchar do que as coloridas e as manchas tornam o conjunto perdido”, explica. Porém, as toalhas de cores diferentes, apesar de exigirem uma atenção maior na hora de lavar, podem ajudar na organização da casa. É possível usar toalhas de cores diferentes para cada membro da família ou, se preferir ter todas da mesma cor, pode bordar o nome de cada um na peça.

Na hora de guardar as toalhas, é importante levar em consideração a rotina da casa. Existem duas maneiras, já que elas podem ser dobradas ou enroladas. Se o hábito é de usar uma toalha de rosto e várias de banho, vale a pena guardar uma pilha de cada uma separada. Já se o costume é por conjuntos, o ideal é guardar a de rosto junto com a de banho para facilitar na hora da troca. Ou se a preferência é uma de cada cor para cada membro da família, o ideal é organizar de acordo com a tonalidade.

toalhas de banho infantil

Na hora de guardar as toalhas, é importante levar em consideração a rotina da casa (Foto: Shutterstock)

Para manter a ordem, Maria Dulce aconselha uma maior praticidade para armazenar. “Se as toalhas forem conjuntos de lençóis, é muito prático guardar, no caso de casal, os lençóis dentro de uma fronha e a toalha na outra fronha. No caso do lençol e toalha de solteiro, ambos podem ficar numa mesma fronha”, ressalta. Para guardar, se a casa possui um roupeiro, esse é o lugar ideal, já que esse é um armário que, geralmente, fica no corredor da casa próximo aos quartos e aos banheiros. Mas gavetões debaixo da cama, cama baú, contêiners em plástico embaixo da cama ou uma parte separada do armário, caixas de plástico ou cestos também podem servir.

toalhas de banho

A forma de lavar é fundamental para garantir maior durabilidade das toalhas (Foto: Shutterstock)

A forma de lavar é fundamental para garantir maior durabilidade das toalhas. É comum as pessoas não fazerem da forma ideal e deixar a toalha dura e com os fios ressecados. “A melhor maneira de não errar é seguir exatamente a orientação do fabricante. As indústrias sempre colocam as etiquetas mostrando a melhor forma de lavar e secar o produto. Isso deve ser observado com muito cuidado pois cada produto tem um tipo de tramado e a forma como foi cortado”, afirma a proprietária da Bye Bye Bagunça. “Porém, isso não é muito observado pelo consumidor ao adquirir uma peça, o que é uma pena, já que se as orientações forem seguidas corretamente, é possível ter um produto com uma maior durabilidade, o que representa economia”, acrescenta.

toalhas

Outro ponto importante diz respeito à forma de estender, já que isso pode influenciar na durabilidade das peças (Foto: Shutterstock)

Outro ponto importante diz respeito à forma de estender, já que isso pode influenciar na durabilidade das peças. O ideal é que elas fiquem em um lugar longe da umidade. Ou seja, para secar, o melhor é não deixá-las no banheiro.

Dicas para não errar com as toalhas:

como cuidar das toalhas

(Foto: Noelly Capovilla/ZAP em Casa)

+ Veja como conciliar as tarefas diárias sem perder o controle

+ Veja dicas para proteger a casa do sol

+ Confira dicas para não perder tempo passando roupa

+ Como decorar e aproveitar melhor os corredores

+ Saiba como usar a máquina de lavar corretamente

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas