Zap Móveis

Drywall é alternativa rápida e barata para dividir ambientes

Spread the love

O sistema drywall ainda não é tão utilizado no Brasil quanto nos Estados Unidos, mas é uma opção prática e rápida para dividir ambientes que está se tornando popular por aqui. “O recurso é tão eficaz quanto uma parede. Se tratado da maneira correta, podemos ter até armários de cozinha presos nele”, afirma o arquiteto Gustavo Paschoalim.

Drywall pode criar dois ambientes em um dormitório espaçoso (Foto: Reprodução – Houzz)

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

+ Camas embutidas são alternativas para espaços pequenos

A parede de drywall é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado, na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso específicas para esse tipo de estrutura.

A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que a parede seja configurada para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo.

Estrutura pode ser usada para dividir ambientes e criar novos espaços, como essa prateleira branca que armazena as garrafas (Foto: Celina Germer – projeto Gustavo Paschoalim Arquitetura & Interiores)

Segundo o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, no Brasil ainda há muito preconceito em relação a esse sistema. Ele alerta que, apesar de prático, por aqui as paredes drywall ainda são finas – entre 10 e 12 cm, no máximo. “Se não houver um bom isolamento acústico e térmico, de fato, pode ser desagradável. Além disso, não temos batentes nestas medidas, pois os nossos têm entre 15 e 25 cm, o que também é um complicador”, avisa.

Augdan afirma que é possível usar o sistema em várias situações. Mas adverte que uma dificuldade é o uso em apartamentos de bloco estrutural, já que a laje pode ser o apoio da estrutura de concreto ou vigamento. “Fora isso, pode ser usado para aumentar ou diminuir o ambiente”, diz.

 
+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

+ Faça você mesmo: três ideias de decoração com pallets

+ Cor preta pode deixar a cozinha mais sofisticada

+ Escorregador dobrável transforma escada da casa em brinquedo

+ Mude o visual da sua parede com a pintura ou textura decorativa

+ Use e abuse das cores neon para alegrar a decoração da casa

+ Saiba quais estampas estão em alta na decoração

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas