Zap Móveis

Escolha a porta ideal para cada ambiente

Spread the love

As portas podem ser de abertura simples, pivotantes, de correr, balcão, camarão ou sanfonadas. Na hora de escolher o modelo, é preciso levar em consideração questões como o espaço disponível para a abertura, o local onde será instalada e a posição da porta em relação aos demais cômodos ligados a ela.

Para a parte interna das casas, os modelos em madeira ou MDF – sejam pintados, laminados ou laqueados são ideais (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

Para a parte interna das casas, os modelos em madeira ou MDF – sejam pintados, laminados ou laqueados são ideais. As áreas de serviço, garagens e áreas externas, por sua vez, precisam de portas feitas de materiais mais resistentes, como alumínio, PVC, ferro, entre outros.

No interior do imóvel, se for um ambiente grande, a porta pivotante – que tem um pivô e, ao girar, sempre deixa um espaço no canto, junto à parede – é indicada, pois valoriza o local de acesso. Vale lembrar, no entanto, que os modelos pivotantes precisam de um vão mais amplo, pois é a posição do pivô que determina a largura da porta.

Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, portas sanfonadas ou do tipo camarão são mais adequadas para espaços reduzidos, mas não têm sido muito adotadas. “O mais indicado é optar por portas de correr, que podem ser camufladas no interior de painéis de madeira ou em paredes do tipo drywall”, explica.

Segundo especialistas, portas sanfonadas ou do tipo camarão são mais adequadas para espaços reduzidos (Foto: Divulgação)

O arquiteto Augdan Oliveira Leite não recomenda o uso de portas sanfonadas. “Elas têm vida útil menor do que as portas de madeira e quebram facilmente”, adverte. Ele prefere as do tipo camarão.

Já as portas balcão são apropriadas para permitir o acesso a áreas externas, como terraços, jardins internos ou externos. “A vantagem da porta balcão em relação a uma janela, por exemplo, é permitir o acesso direto ao meio exterior, além de otimizar a ventilação e a iluminação”, explica Laurimar.

Já as portas balcão são apropriadas para permitir o acesso a áreas externas, como terraços, jardins internos ou externos (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

Para dar charme à porta e deixar o espaço mais nobre, Augdan recomenda o uso de frisos nas peças normais de madeira. “Hoje esses frisos são encontrados nas lojas prontos para a instalação”, avisa.

Laurimar reforça que a escolha da porta ideal para cada ambiente está diretamente ligada ao layout do espaço e a eventuais interferências na edificação que possam impedir o uso de portas de abrir convencionais, por exemplo.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas