Zap Móveis

Estrutura de aço em construções reduz tempo de obra e aumenta produtividade

Spread the love

Construção com estrutura de aço permite a redução do tempo de obra, além de ser um material totalmente reciclável (Fotos: Shutterstock)

Construção com estrutura de aço permite a redução do tempo de obra, além de ser um material totalmente reciclável (Fotos: Shutterstock)

Leve, prático e versátil. Essas são as principais características do aço, que vem sendo utilizado para acelerar e dar mais segurança às construções. As estruturas em aço leve, conhecida também pelo nome de light steel framing, são fabricadas e já chegam prontas ao local da obra para serem montadas, gerando maior produtividade construtiva.

Valorize seu apartamento com reformas pontuais

Confira o manual da reforma perfeita

Segundo o gerente executivo do CBCA (Centro Brasileiro de Construção em Aço), Fernando Matos, há uma tendência mundial pela busca da industrialização do setor da construção e o aço acompanha essa mudança.

“As estruturas de aço aplicadas em projetos residenciais podem ser a solução para integrar ambientes internos e externos, além de intervir o mínimo possível na natureza e diminuir o impacto da construção naquele ambiente”, diz Matos.

O uso deste material reduz significativamente a interferência visual da construção, possibilitando assim o aproveitamento máximo da paisagem e características naturais do terreno.

Prédio construído com estrutura de aço

Prédio construído com estrutura de aço

O aço ainda é pouco procurado pelas empresas do Brasil, atualmente na ordem de 15% entre as construções, de acordo com o gerente da CBCA. Mas, os sistemas industrializados têm apresentado grande potencial de crescimento, com destaque para a maior produtividade e redução do prazo da obra, que gira em torno de 40% a menos de uma obra convencional.

“A construção em aço não é necessariamente mais barata. O aço é um produto industrializado sobre o qual incidem impostos, diferente de uma obra convencional em canteiro. Porém, quando se considera o empreendimento como um todo, o aço leva vantagem, principalmente por demandar menos mão de obra e tempo”, afirma Matos.

Normalmente, as edificações com perfis de aço leve são erguidas sobre uma fundação direta. A leveza das paredes com perfis leves gera menos gastos com as fundações, que pode chegar até 30% a menos do valor normal.

Material sai pronto da indústria direto para a obra. Isso faz com que a obra ganhe tempo em relação a uma obra convencional

Material sai pronto da indústria direto para a obra. Isso faz com que a obra ganhe tempo em relação a uma obra convencional

Sustentável – Essa liga metálica é um material 100% reciclável e sua utilização na construção civil causa menos impacto ao ambiente, já que utiliza menos água e madeira, materiais naturais muito utilizado em construções.

O sistema de aço também permite a redução significativa dos impactos ambientais e urbanos, principalmente por consideráveis reduções na energia contida na obra pronta e nos fluxos logísticos de entrada de materiais e saída de resíduos.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas