Zap Móveis

Exaustor para banheiro evita mofo e elimina odores

Spread the love

Os exaustores são usados em banheiros e lavabos que têm pouca ventilação. Eles possuem duas tarefas: eliminar odores desagradáveis do ambiente e remover a umidade do banheiro, reduzindo seus níveis depois que alguém toma banho.

Tal função é importante porque altos níveis de umidade podem levar a danos no ambiente e ao surgimento de mofo, que pode ser prejudicial à saúde, além de danificar as superfícies afetadas.

Exaustor para banheiro

Exaustor para banheiros é instalado no teto e acionado por um interruptor elétrico na parede (Foto: Shutterstock)

+ Vai colocar uma nova caixa d’água em casa? Veja os cuidados importantes

+ Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do ar-condicionado

Os exaustores de ar para banheiros são instalados no teto e são acionados por um interruptor elétrico na parede. Apesar de algum desses exaustores possuírem diferentes níveis de ruídos e acessórios, como luzes ou aquecedores instalados na unidade, todos eles realizam a mesma função básica.

Atualmente, muitos apartamentos têm banheiros com exaustor em vez de janela. A designer de interiores Rúbia M. Vieira, por exemplo, comenta que quase 95% dos apartamentos em que ela faz reformas têm esse tipo de ventilação forçada.

Exaustor de banheiro

Exaustor cumpre a função de eliminar odor e umidade

Segundo o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, o melhor é sempre colocar uma janela, mas muitas vezes os projetos atuais dos apartamentos não permitem isso. “A captação de cheiro desses exaustores deixa a desejar e, em média, é de apenas 60%. Uma saída, quando há essa possibilidade, é colocar uma janela voltada para dutos, o que já ajuda um pouco”, explica.

“Em muitos casos, pela planta do apartamento, não é possível construir uma janela, pois ela poderia não dar acesso a nada. O barulho do exaustor normalmente incomoda e o que tenho feito para tentar minimizar essa questão, no projeto de iluminação, é colocar o acendimento do exaustor sempre junto com uma luz que o cliente pouco vai usar, como dentro do box, evitando o barulho constante”, diz Rúbia.

à designer de interiores afirma que, embora o exaustor jamais possa ser comparado a uma boa brisa natural, até pela rapidez de como o odor sairia do ambiente, ela não tem ouvido reclamações dos clientes em relação à umidade.

“Normalmente, as marcas que vejo instaladas são Vesper e Airfan e os clientes não têm reclamado dos produtos”, conclui.

+ Veja seis dicas para ter uma casa mais fresca

+ Saiba escolher o ventilador ideal para o seu ambiente

+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

+ Quer esconder o piso frio? Saiba como

+ Faça você mesmo – 10 maneiras de usar rolhas na decoração

+ Saiba o que é dip-dye e veja como aplicar em móveis e objetos

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas