Zap Móveis

Como tirar mancha de ferro da roupa: confira nossas dicas!

como tirar mancha de ferro da roupa - pessoa passando roupa
Spread the love

Por um descuido ou por falta de conhecimento, manchar aquela peça especial enquanto passa suas roupas é mais comum do que você imagina. Se isso aconteceu, não se preocupe: reunimos algumas dicas de como tirar mancha de ferro da roupa de maneira simples e prática.

Na verdade, existem várias maneiras de remover as manchas indesejadas das peças de roupas causadas pelo ferro de passar. Pensando na agilidade e praticidade para removê-las, confira, a seguir, algumas formas utilizando produtos de limpeza que você usa no seu dia a dia.

Como tirar mancha de ferro da roupa

Antes de mais nada, é importante saber como tirar mancha de ferro de roupa sem causar maiores danos. Antes do uso do café ou da água oxigenada, algumas das maneiras a partir das quais você pode remover a mancha da sua roupa, é recomendável que você lave a região com água morna primeiro.

Caso o uso da água morna não resolva, você pode remover a mancha de ferro na roupa usando café, água oxigenada, vinagre branco ou água sanitária. Veja, abaixo, o passo a passo de cada procedimento para saber qual é o processo ideal ao seu caso.

Café

O uso do café é uma das maneiras mais conhecidas para remover as manchas causadas pelo ferro de passar roupa, especialmente em roupas escuras. Primeiro, lave as peças manchadas com sabão neutro. Depois do enxágue, utilize o café coado diluído em água limpa nas regiões manchadas e deixe secar. 

Água oxigenada

Se o café não resolver as manchas de suas roupas causadas pelo ferro de passar, opte pelo uso da água oxigenada. Apesar de parecer um método inusitado, trata-se de um procedimento que é tão conhecido quanto o uso do café.

O segredo é a agilidade. Primeiro, umedeça um pedaço de algodão com água oxigenada e passe no local manchado. Logo em seguida, enxágue a peça e lave bem com água e sabão. Esse método deve remover qualquer mancha causada pelo ferro de passar.

Vinagre branco

O vinagre é um ingrediente bem comum na casa dos brasileiros. Se você estiver sem água oxigenada ou café na sua residência, ainda há como resolver o seu problema de maneira prática e rápida.

Esquente um pouco de vinagre branco, o suficiente para a região da peça manchada, e jogue o produto com sal em cima da sujeira. Sem muito segredo, basta deixar a roupa secar totalmente e, depois, lavá-la com água e sabão.

Água sanitária

A água sanitária é uma boa opção para as manchas em roupas claras. Tão simples quanto os procedimentos acima, é só deixar a peça de molho na água sanitária diluída com água normal por cerca de 20 min. Em seguida, lave bem a roupa com água e sabão e a deixe secar normalmente.

Limão e sal

Outra solução caseira bem utilizada por quem procura maneiras de como tirar mancha de ferro da roupa é a combinação do limão e sal. Coloque a peça sob um vapor d’água e esfregue a região com limão e sal. Após isso, espere a roupa secar e, se for necessário, repita o procedimento.

Dicas para evitar manchas de ferro de passar

como tirar mancha de ferro da roupa - mulher passando roupa

Agora que você já descobriu diferentes maneiras de como tirar mancha de ferro da roupa, confira as nossas dicas para evitar que isso aconteça outra vezes. Afinal, saber o que pode ter ocasionado a mancha em primeiro lugar é tão importante quanto saber como removê-la. 

A primeira dica, que pode ser a mais óbvia, é sempre ler os símbolos da etiqueta de roupa. Além das informações sobre o material daquela peça, é possível saber a maneira correta de lavar e a temperatura ideal do ferro de passar. 

Outra dica bacana é deixar o ferro de passar esquentando por alguns minutos antes de começar a desamassar suas roupas, mas sempre com atenção à temperatura ideal para cada peça. Seda e cetim, por exemplo, exigem um nível de temperatura menor, enquanto o nível maior pode ser usado em peças de linho.

Não deixe de limpar o ferro com água morna e vinagre, ou apenas água, especialmente quando os tipos de tecidos forem diferentes. Assim, os resíduos na base e no reservatório do aparelho doméstico não serão transferidos entre as roupas.

Por fim, usar um pano entre a peça e o ferro, principalmente quando ela for mais delicada, como camisas sociais ou paletós, pode facilitar bastante e evitar as indesejadas manchas de temperaturas altas. Usar proteção para o ferro d passar é, também, uma boa opção.

Veja mais dicas no blog do ZAP Imóveis!

Se você curtiu nossas dicas de como tirar mancha de ferro da roupa, que tal conhecer os outros conteúdos especiais do ZAP? Além das milhares de alternativas para comprar, vender ou alugar um imóvel em várias cidades do país, você também encontra informações que podem ajudá-lo no dia a dia.

São diferentes artigos reunidos no blog do ZAP Imóveis, que vão desde esclarecimentos sobre assuntos mais burocráticos envolvendo contratos e financiamentos, até dicas sobre como decorar a sua casa com estilo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas