Zap Móveis

Dicas para fazer uma festa infantil em casa sem gastar muito

Spread the love

Fazer festa em casa é muito mais divertido, econômico e ainda é possível escolher todos os detalhes que farão esse dia muito mais especial, seja qual for a celebração. As festas infantis ocorrem com mais frequência e nos permitem reviver a nossa própria infância e a experiência proporcionada por nossos pais e avós, que faziam tanto com tão poucos recursos e tamanha criatividade.

+ Confira 7 ideias de decoração de banheiro inspiradas no Mickey

+ Saiba como ter um espelho de camarim em casa sem gastar muito

“Com certeza você guarda boas recordações de suas festas de aniversário, o que significa que fazer algo em casa não diminui a importância, a lembrança, tampouco, a alegria das crianças” diz o profissional de festas e proprietário da empresa de festas Fina Festança, Fábio Guerra. “Muitas mães estão optando por fazer a festa de seus filhos em casa, acredito que o primeiro fator seja o dinheiro mais curto e o outro é que muitas querem botar a mão na massa”, faz coro a decoradora e dona da empresa de festas que leva o seu nome, Roberta Pena.

De início é preciso desmitificar a ideia que festas em casa dão muito trabalho. Com um pouco de planejamento e criatividade, certamente, isso exigirá de você bem menos do que imagina. “O negócio é soltar a criatividade”, diz Roberta. Veja um guia para fazer uma festa infantil em casa.

festa_em_casa_infantil

Confira algumas dicas para tornar a experiência mais fácil:

Trabalhe com uma lista de convidados adequada à capacidade do espaço. Se não houver espaço para todas as pessoas, a sugestão é convidar os avós, tios, padrinhos e os amigos da escola. Se é preciso reduzir ainda mais a quantidade de pessoas, pense em enviar bolo, brigadeiros e pães de queijo para a comemoração com toda a turma na escola e oferecer a festa em casa apenas para os meninos ou só para as meninas, escolhendo um tema que ajude no envolvimento deles com a festa, por exemplo: “tarde das princesas” ou “tarde radical”.

Se as crianças já tiverem alguma autonomia, a dica é criar oficinas de trabalhos manuais com supervisão de um adulto, que pode ser da família ou mesmo alguém contratado para acompanhar as atividades. “Dessa forma, você garante o entretenimento da criançada e economiza também na lembrancinha, já que cada um levará para casa a sua própria produção. Para as meninas, sugerimos oficinas de pulseiras que podem ser feitas com fios de silicone e pedras de plástico, ou de cupcakes, que podem ser decorados por elas mesmas e colocados em caixas para levarem de lembrancinha”, ensina Fábio.

festa_em_casa_oficina

Já para os meninos, dá para trabalhar com pinturas em tela ou mesmo em peças de MDF como aviões, carros e caminhões. “Para isso você vai precisar de pincéis pequenos, tinta guache e a tela branca ou peça em MDF de sua preferência”, diz o profissional. Uma oficina de pipas, também é entretenimento garantido para os meninos e você só precisará de linha, vareta de bambu, cola, tesoura e folhas de seda coloridas.

A escolha do tema

É o primeiro passo da festa, mas algo sempre muito pessoal. “Geralmente se for de algum personagem que a criança goste, ela vai ter ao menos um boneco, então dá para usar os brinquedos na mesa do parabéns, por exemplo”, sugere Roberta.

festa_em_casa_vingadores

De maneira geral, os temas como “Piquenique”, “Jardim” e “Pipas” permitem a mistura total de cores, sem muito critério. Assim, além de você ampliar as chances de reutilizar muitas coisas das quais você já tem em casa (ou na casa dos seus pais e amigos), a decoração valorizará ainda mais as suas fotos. (veja mais dicas na lista abaixo).

Se você optar por temas simples como Pato, por exemplo, pense em tudo relacionado ao assunto e anote suas ideias: as cores amarelo e laranja, o pato de borracha, o pato de pelúcia, cofrinho de pato, mini banheira, água azul, aquários e elementos da música “O pato pateta” como: panela, galinha, o poço, a tigela. À medida que você e as outras pessoas se envolvem com o tema da festa, começam a enxergar diversas oportunidades por onde passam.

festa_em_casa_pato

Gastos

Pequenos objetos decorativos nos demais ambientes também podem valorizar sua festa em casa, mas se você tiver que investir em algo, concentre sua energia e orçamento na mesa do parabéns pois ela dará o tom da festa e será a principal lembrança que as suas fotos registrarão.

Você pode colocar a mesa na frente de uma cortina e abusar de papéis para fazer o fundo. “Dá para fazer varal com o nome da criança, recortar corações, círculos, estrelas, fazer barquinho de papel. Aí vai do seu gosto e do tema escolhido”, orienta Roberta.

festa_nome

Organização

Seja qual for a sua situação, o processo de criação da festa deve começar com antecedência. Converse com amigos, pesquisa fotos na Internet e faça um arquivo com tudo o que você gostaria que tivesse em sua festa. Muitas coisas são fáceis de fazer ou mesmo adquirir por um preço justo através de lojas virtuais.

Fábio sugere que se desenhe a mesa do parabéns em um papel, da maneira que você a imagina. “Defina o que terá nela: bolo, bandejas de doces, balas, biscoitos, bebidas, artigos decorativos. Tudo para que você possa se planejar quanto ao tempo precisará e o que terá na sua lista de compras”, diz.

festa_decor

Área externa

Pense também nas mesas dos convidados e áreas externas. Cataventos e porta bexigas são ótimos para jardins pois ajudam a dar volume e vida a ambientes grandes sem gastar muito. O profissional diz que flores e folhagens também são opções baratas que trazem vida à mesa e valorizam as cores do tema escolhido.

“Para meninas, invista nas margaridas, astromélias, lírios e lisiantos pois geralmente fazem volume, dão leveza e possuem cores vibrantes, e para meninos, você pode utilizar girassóis, samambaias, avencas, heras, dinheiro em penca, cactos, suculentas, folhagens verdes simples e pimenteiras. Todas essas opções podem ser colocadas dentro de caixas de madeira que você encontra gratuitamente na feira. As mais bonitas e resistentes podem ser compradas por até R$ 10 cada. Tudo isso é muito fácil de encontrar e possui um custo bastante acessível”, opina.

Ainda para as mesas, latas de leite vazias são ótimas para colocar os arranjos de flores. Na mesa dos convidados dá pra usar latas de leite condensado. “Basta forrar com tecido e colocar florzinha. Fica lindo”, diz Roberta.

festa_mesa

Cardápio

Para a alimentação e bebidas, você pode investir em um cardápio simples: sanduíches de pão de forma cortado em triângulos e quadrados, pipoca salgada e doce, milho cozido e pão de queijo que podem ser servidos em copinhos descartáveis de papel colorido, gelatina, confeitos de chocolate, espetinho de frutas, sucos entre outros.

Para fazer as gelatinas você pode seguir a receita e servir em copinhos ou então acrescentar mais um sache de gelatina sem sabor e, depois de pronta, você poderá cortá-las em cubos e servir como balinhas. Isso faz o maior sucesso com crianças e adultos!

festa_comida

 

+ As 7 dicas para fazer uma festa em casa

+ Férias: saiba como manter as crianças seguras em casa

+ Veja seis dicas para montar uma mesa colorida para receber os amigos

+ Como organizar o quarto das crianças?

+ Tem criança em casa? Veja como deixar a cozinha mais segura

+ Confira 24 dicas para receber bem as visitas em casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas