Zap Móveis

Aluguel residencial tem alta em janeiro

Spread the love

Segundo pesquisa realizada pelo Índice FipeZAP, o preço de locação residencial no Brasil registrou um aumento nominal de 0,17% em janeiro de 2017. De acordo com dados, esse foi o primeiro aumento nominal depois de 20 meses.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: conte o que você quer ver por aqui

Porém, mesmo com esse aumento, quando comparado com janeiro do ano passado, a variação acumulada é de 2,90%.

Levando em consideração a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que é de + 5,35%, o Índice FipeZAP teve uma queda real de 7,48% no período.

aluguel de imóvel

Aluguel residencial tem alta em janeiro (Foto: Shutterstock)

Todas as cidades monitoradas pelo índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse mesmo intervalo de tempo, sendo que apenas em Santos não houve queda nominal no preço médio de locação.

Comparando-se o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em janeiro de 2017, o retorno médio anualizado do aluguel caiu para 4,3%.

Os preços considerados para o cálculo do Índice se referem a anúncios para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZAP de Locação não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGP-M/FGV ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos). Desta forma, o Índice FipeZAP de Locação representa de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.

+ Preço médio do m² mostra estabilidade em janeiro

+ Em 2016 o preço dos imóveis comerciais tiveram queda

+ Preço médio do aluguel residencial teve queda real em 2016

+ Preço de venda dos imóveis encerra 2016 com queda

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas