Zap Móveis

Floresta vertical invade a paisagem de cidades grandes

floresta vertical
Spread the love

Encontrar um meio termo entre o desenvolvimento de uma metrópole e a sustentabilidade é um desafio em todos os continentes, mas a cidade de Milão, uma das mais poluídas da Itália, encontrou uma forma de driblar esse desafio com a ideia da floresta vertical.

floresta vertical

Floresta vertical em Milão, na Itália. Vegetação ajuda a limpar o ar e amenizar os ruídos urbanos (foto: Reprodução – Huffington Post)

+ Moda do parklet se espalha por São Paulo

+ Manual lista dicas essenciais para cultivar flores e plantas em casa

O projeto Bosco Verticale, idealizado pelo arquiteto Stefano Boeri, consiste em duas torres residenciais de 110 e 76 metros de altura com várias árvores ao redor, o que ajuda a reduzir os impactos ambientais, além de diminuir o custo de vida dos moradores.

Cada torre tem capacidade para cobrir uma área de 10 mil m² de floresta. São 480 árvores de grande e médio porte, 250 árvores de pequeno porte, 11 mil de solo-cobertura e cinco mil arbustos. Essas plantas vão amenizar os ruídos urbanos, ajudar a limpar o gás carbônico e a poeira do ar da cidade. Além disso, vai cooperar na redução do efeito de ilha de calor urbano existente na cidade.

As torres têm sistemas de energia eólica e fotovoltaica para aumentar o grau de autossuficiência energética e a irrigação é feita pelo reaproveitamento de águas residuais do projeto.

A menor residência do Bosco Verticale tem 65 m² e um terraço com uma pequena cobertura florestal. O apartamento maior tem 450 m², além do terraço florestal, com cerca de 80 m².

São Paulo não ficou muito atrás dessa novidade. O Hospital Sírio Libanês, localizado na Avenida Paulista, está em processo de implantação do projeto sustentável, que condiz com seus planos de realizar construções de acordo com os padrões do US Green Building Council, organização internacional que certifica edificações sustentáveis que minimizam os impactos ao meio ambiente.

 

* *O MinhaSampa.com surgiu da necessidade de enxergar o melhor que a cidade de São Paulo tem a oferecer. Viver em uma das maiores metrópoles do mundo não é fácil, por isso, o MinhaSampa.com veio para melhorar o dia do paulistano. O site mostra eventos, lugares, debates, projetos, exposições e pessoas incríveis que fazem a diferença em meio ao desafio diário de sobreviver em Sampa.

 

 

 

+ Faça um lindo destaque de tijolos aparentes na parede da sua casa

+ Tinta lousa entra em cena na decoração de ambientes residenciais

+ Saiba como levantar uma parede sem correr riscos

+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas