Zap Móveis

Fotos na decoração: como espalhar fotografias pela casa

Spread the love

As fotografias têm o poder de eternizar momentos especiais e são bem-vindas na decoração, trazendo ao ambiente memórias afetivas. Elas podem ser inseridas de diversas maneiras, sejam isoladas em porta-retratos ou agrupadas em painéis, quadros ou em como a criatividade permitir. Não existe restrição para a utilização das fotos na decoração, mas algumas maneiras podem fazer com que as imagens se encaixem de forma apropriada em cada ambiente. Saiba como espalhar fotos na decoração.

As fotos ganham importância na decoração por terem efeito sobre os indivíduos da casa. “Elas fazem parte do acervo que chamamos de memória afetiva e nos lembra quem somos, de onde viemos e quem amamos. Por isso vale a pena ter sempre uma foto por perto”, ressalta a arquiteta Carina Dal Fabbro. 

Leia também

+ Como conciliar objetos e móveis antigos com a decoração moderna

+ Louças sanitárias também refletem personalidade do morador

+ Como aproveitar o corredor

Elas podem ser inseridas em todos os ambientes, mas é possível adequar melhor de acordo com a imagem. “Fotos pessoais ficam boas agrupadas em um aparador ou parede porque trazem um peso diferente à decoração e às emoções. As imagens de paisagem ou fine art, com tiragem limitada, podem ser usadas em dormitórios e salas, copas e corredores”, detalha a arquiteta do escritório Carina Dal Fabbro Arquitetura.

Fotos com temas mais íntimos geralmente são escolhidas para os dormitórios
Fotos com temas mais íntimos geralmente são escolhidas para os dormitórios

A escolha também pode se balizar pelo tipo de ambiente. “Geralmente escolhemos imagens e temas mais íntimos para dormitórios e fotos de paisagem e fine art combinam com a área social. Porta-retratos funcionam para decorar a parede do corredor que leva ao quarto, por exemplo. Também costumam ser utilizados em aparadores e prateleiras. Os modelos podem e devem ser diferentes. Uma boa mistura, desde que tenha padrão harmônico entre os escolhidos, traz um ar mais moderno para a composição”, pontua. 

Vale também expor fotos que façam parte da trajetória dos moradores. “Outra maneira de utilizar quadros e molduras é montar, no hall de quartos, uma composição de peças com fotos que mostrem a história da família. Fica lindo e traz amor à decoração”.

Os porta-retratos podem ser diferentes e uma boa mistura, com harmonia, traz um ar moderno
Os porta-retratos podem ser diferentes e uma boa mistura, com harmonia, traz um ar moderno

Não há regras para combinar fotos com o restante da decoração, mas existem meios de sempre acertar. “Se quer uma receita que sempre funciona são as fotos P&B (preto e branco). Combinam com tudo e não acrescentam mais cores à decoração”, explica Carina. 

Vale explorar as fotografias ao máximo, desde que respeite a harmonia do ambiente. “Não há limite para o número de fotos. É sempre importante olhar para o visual geral do cômodo e ver se a quantidade escolhida está harmonizando sem pesar”. 

Leia mais

+ Saiba escolher a cadeira de amamentação ideal

+ Tem gatos? Então saiba gatificar sua casa sem deixar de lado a decoração

+ Coloque uma rede em casa sem descuidar do estilo e da decoração

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas