Zap Móveis

Aniversário de SP: guia completo para curtir a cidade

Spread the love

A capital paulista surpreende todos os turistas e moradores com a variedade de passeios possíveis na cidade, no dia a dia, em uma viagem rápida ou em visitas mais longas. Para comemorar o aniversário de SP, o ZAP preparou um guia completo para você curtir a cidade.

Com opções para todos os gostos, é possível circular por toda a cidade e encontrar locais recheados de cultura e entretenimento  praticamente a cada esquina.

No conteúdo a seguir, veremos:

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o que tem na maior e mais populosa cidade do Brasil, confira as dicas que separamos para você.

Quando é o aniversário de São Paulo?

O aniversário da cidade de São Paulo é comemorado no dia 25 de janeiro, sendo feriado municipal para os paulistanos. Em 2023, a metrópole completa 469 anos.

O que fazer em São Paulo?

Para moradores ou turistas, São Paulo é uma cidade que oferece muitas opções de passeios e divertimento.

Seja para comemorar um feriadão, um final de semana ou para passar as férias, não vai faltar alternativa para curtir a capital paulista. Veja nossas principais sugestões:

Museus em SP

Pensou em SP, pensou em História. As visitas aos inúmeros e incríveis museus em São Paulo não podem faltar em nenhum roteiro cultural.

Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga, localizado no bairro Ipiranga, SP, foi reaberto como parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Seu acervo ajuda a contar a história do país por meio de objetos, mobiliário e obras de arte com grande relevância cultural.

O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 11 às 17h, e os ingressos podem ser adquiridos por seu site oficial.

MASP

O Museu de Arte de São Paulo fica localizado na Avenida Paulista, e é um dos mais icônicos da capital. Ele conta com um acervo de mais de 11 mil obras de artistas como Van Gogh, Renoir, Cézanne, Monet e Picasso.

Vale muito a pena conhecê-lo, tanto pelo seu acervo fixo como pelas exposições temporárias. O MASP abre às terças das 10h às 20h e com entrada gratuita; e de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Pinacoteca + Museu da Língua Portuguesa

A Pinacoteca de São Paulo é um museu focado na produção brasileira de artes visuais do século 19 até os tempos atuais. Sua coleção conta com peças de renomados artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.  Ela funciona de quarta a segunda, com abertura às 10h e permanência até 18h.

No mesmo dia de passeio, você pode incluir o Museu da Língua Portuguesa – que fica praticamente ao lado da Pinacoteca. Seu propósito se concentra em valorizar a diversidade da língua e celebrá-la como elemento fundamental da cultura. O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30.

Ambas organizações ficam localizadas no Centro de São Paulo; o Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, e a Pinacoteca na Praça da Luz.

MAM + Museu Afro Brasil

Mais uma “dobradinha” de museus que valem muito a pena conhecer e são geograficamente muito próximos: Museu de Arte Moderna e Museu Afro Brasil. Ambos estão localizados dentro do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de SP.

O MAM possui um acervo com mais de 5 mil obras de arte brasileiras moderna e contemporânea e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita aos domingos.

Já o Afro Brasil conta com um acervo com mais de 8 mil obras produzidas do século 18 até hoje, retratando temas que destacam a relevância da cultura negra na sociedade brasileira. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita às quartas-feiras.

Parques em São Paulo

Para quem prefere atividades outdoor, a capital paulista não decepciona. Existem diversos parques em São Paulo que merecem destaque:

Parque Ibirapuera

Localizado na Zona Sul da metrópole, o Parque Ibirapuera possui cerca de 158 hectares e conta com vários espaços para eventos culturais e esportivos.

O Parque Ibirapuera está aberto todos os dias da semana, das 5h às 00h. E, dentro dele, é possível conhecer diversas atrações como o Museu da Arte Moderna, a OCA, a Bienal e o Museu de Arte Contemporânea, cada um com seu horário de funcionamento específico.

Parque Villa-Lobos

Localizado no bairro Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é mais um espaço verde de destaque em São Paulo. Assim como o Ibirapuera, ele conta com pontos para aluguel de bicicletas, além de espaços para práticas esportivas.

Lá também tem o belíssimo Orquidário Ruth Cardoso, com mais de 16 mil vasos. O parque funciona das 05h30 da manhã às 19h, de domingo a domingo.

Parque da Água Branca

Localizado na Avenida Francisco Matarazzo, o Parque da Água Branca é uma ótima oportunidade  de contato com a natureza. Ele oferece atrações para todas as idades, como o Museu Geológico e o Aquário, playgrounds infantis, a arena para eventos e o teatro.

O parque abre todos os dias às 6h e fecha às 20h. Há um estacionamento para os visitantes, mas é pago de acordo com o tempo que o veículo fica.

Parque da Independência

Lugar que representa o lugar onde Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil, o parque é todo simbólico até pela sua localização, o bairro Ipiranga.

No Parque da Independência, você encontra museus, monumentos e espaços de esporte e lazer. Ele funciona todos os dias das 5h às 20h.

Pontos turísticos de SP

Visitar os pontos turísticos de São Paulo significa conhecer mais a fundo a cidade e admirar as incríveis particularidades da sua história.

Estação da Luz

Você, provavelmente, está se perguntando como uma estação de metrô pode estar em uma lista de pontos a serem visitados em São Paulo. Mas, sim, vale muito a pena visitá-la!

A Estação da Luz é uma icônica estação – inicialmente ferroviária – construída em 1895. Sua arquitetura majestosa foi preservada, a partir de um estilo vitoriano imponente.

Viaduto do Chá

Construído em 1892, o Viaduto do Chá foi o primeiro da cidade de São Paulo. Embora tenha passado por reformas, a sua estrutura grandiosa manteve-se e atravessá-lo é uma oportunidade incrível para admirar os prédios históricos da região.

O viaduto fica no Centro de SP, pertinho do Teatro Municipal e da famosa 25 de março.

Catedral da Sé

Outro ponto para conhecer em São Paulo é a Catedral da Sé, ao lado da Estação da Luz. O local apresenta arquitetura histórica e foi inaugurado em 1954.

A Catedral da Sé é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo e tanto a parte interna quanto externa possuem uma beleza ímpar.

O que fazer em SP à noite?

Nossa Nova York, São Paulo é uma cidade que não dorme no Brasil. Durante todos os dias da semana, em qualquer horário, é possível encontrar alguma forma de entretenimento – para todos os gostos.

Veja algumas sugestões do que fazer à noite na métropole:

  • Bares e restaurantes da Vila Madalena: bairro onde você vai aproveitar a vida boêmia de SP com muita qualidade;
  • Shows e eventos esportivos: São Paulo possui estádios como o Allianz Parque, Itaquerão e Morumbi, que recebem eventos importantes durante todo o ano;
  • Conhecer a Cinesala: um cinema de rua que existe desde 1962 e é uma verdadeira relíquia cultural da capital paulista;
  • Ter um bons sustos na SP Haunted Tour: uma atração que visa proporcionar uma experiência lúdica onde lendas urbanas e tragédias são abordadas;
  • Ver São Paulo de cima: existem diversos pontos da capital que garantem lindas vistas durante a noite, como:  Farol Santander, Mirante 9 de Julho e Dinner in The Sky.

Prédios famosos de SP

São Paulo coleciona prédios imponentes e cheios de histórias. Para quem curte arquitetura e um turismo mais urbano, listamos alguns desses famosos edifícios, que estão entre os mais importantes e visitados da capital paulista.

Edifício Martinelli

Inaugurado em 1929, o Edifício Martinelli foi o primeiro prédio de grande porte em São Paulo. Ele fica localizado no Centro de São Paulo, tem 30 andares, mais de 100 metros e marcou a transição para o tempo dos arranha-céus.

Edifício Altino Arantes

Conhecido também por Banespão ou Farol Santander, o Edifício Altino Arantes, de 1947, tem mais de 160 metros e também fica localizado no Centro de SP. Sua construção foi inspirada no Empire State Building, nos Estados Unidos, e sua vista atrai visitantes o ano inteiro.

Edifício Copan

Inaugurado em 1956, o Edifício Copan é um dos mais icônicos de São Paulo. Por trás de uma arquitetura sinuosa, desenhada por Oscar Niemeyer, existe um complexo de apartamentos, comércios e até cafés e livrarias. Se quiser vê-lo, basta visitar a Avenida Ipiranga, no Centro de SP.

Linhas de metrô de SP

Quem mora ou visita São Paulo sabe que utilizar as linhas de metrô é uma das melhores opções de locomoção na cidade.

Existem seis linhas de metrô na capital paulista. São elas:

  • Azul (Jabaquara/Tucuruvi);
  • Verde (Vila Madalena/Vila Prudente);
  • Vermelha (Itaquera/Barra Funda);
  • Amarela (Estação da Luz/Vila Sônia);
  • Lilás (Capão Redondo/Chácara Klabin);
  • Prata (Vila Prudente/Jardim Colonial).

As linhas de metrô são conectadas com os sistemas de trens urbanos. No site e app oficial, é possível encontrar o mapa do transporte metropolitano, horários de funcionamento de cada estação e taxas. Vale a pena dar uma estudada nas informações antes de sair de casa.

Bairros de SP

Outro ponto importante que vale a pena conhecer são os bairros de São Paulo. Atualmente, São Paulo é dividida em cinco regiões que englobam 99 bairros

Seja para morar ou para visitar a metrópole, é interessante conhecer os principais bairros da capital.

Os bairros mais seguros de São Paulo

Veja quais são os bairros mais seguros da cidade:

  • Alto de Pinheiros: região extremamente arborizada;
  • Jardim Paulista: que fica perto de tudo;
  • Moema: onde é possível fazer muita coisa a pé;
  • Vila Mariana: para quem quer ficar perto da vida badalada;
  • Perdizes: próximo de boas escolas e universidades;
  • Vila Olímpia: em que é possível ficar perto de diferentes empresas;
  • Itaim Bibi: para quem quer ficar próximo a serviços de luxo.

Bairros nobres de SP

As regiões de Vila Olímpia, Moema e Itaim Bibi, além de serem extremamente seguras, também entram na lista de bairros nobres de São Paulo.

Junto a elas, estão também os bairros Pinheiros, Higienópolis e Vila Nova Conceição. Todas as regiões citadas são excelentes pontos de moradia na maior cidade do Brasil.

À procura de imóveis em SP? No ZAP tem!

Agora que você já conhece – pelo menos um pouquinho – dessa bela cidade que é São Paulo, já pode organizar sua mudança!

No ZAP tem mais de 3 milhões de imóveis disponíveis em todo o estado de SP! Lá, você encontra opções de casas e apartamentos na capital ou no interior de acordo com as suas necessidades.

É só aplicar os diversos filtros que existem no portal para você encontrar o imóvel ideal. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas