Bairros mais seguros do Rio de Janeiro: confira a lista
Quem está procurando um lugar para chamar de lar, sabe que um dos fatores mais importantes a se considerar é a segurança — e se você pensa em morar na capital fluminense, deve estar se perguntando quais são os bairros mais seguros do Rio de Janeiro.
Na hora de comprar ou alugar um imóvel, além da segurança, existem vários outros aspectos a se considerar, como transporte e opções de lazer; no entanto, sentir-se seguro na sua própria vizinhança é sinônimo, também, de qualidade de vida!
Na cidade maravilhosa, há alternativas de residências em casas, apartamentos, kitnets, lofts e muito mais; por isso, é fundamental que você use filtros e critérios para encontrar a moradia dos seus sonhos.
Ainda, levar em conta as necessidades da sua família, como um bairro que oferece conforto e tranquilidade para as crianças aproveitarem os espaços de lazer ao ar livre, faz toda a diferença na escolha do imóvel.
Se você tem dúvidas sobre os bairros considerados seguros da Cidade Maravilhosa (que sabemos que pode ser perigosa em algumas áreas), veio ao lugar certo para se informar!
Com base nas principais notícias sobre a capital carioca, separamos aqui uma lista com os bairros mais seguros do Rio de Janeiro e uma descrição de cada um desses lugares, que combinam tranquilidade com as belezas encantadoras que apenas essa cidade pode oferecer aos seus habitantes.
Acompanhe o artigo até o final e boa leitura!
Quais são os bairros mais seguros do Rio de Janeiro?
O Rio de Janeiro é uma cidade conhecida por sua beleza natural, cultura vibrante e diversidade — quem visita a capital ou decide morar na cidade não quer mais saber de outro lugar!
No entanto, ao escolher um local para viver ou visitar, a segurança é uma preocupação fundamental.
Logo abaixo, vamos explorar os bairros mais seguros do Rio de Janeiro, oferecendo uma visão detalhada sobre onde encontrar tranquilidade e qualidade de vida na Cidade Maravilhosa.
Barra da Tijuca
A Barra da Tijuca, bairro nobre da Zona Oeste do RJ, é uma localidade muito patrulhada pela polícia militar, além de possuir diversas câmeras da prefeitura que completam a proteção.
Outro benefício é a segurança privada: o local se destaca por ter diversos shoppings, como o VillaMall, o Barra Shopping, o Barra Garden e o New York City Center, que garantem a segurança.
Apesar de ser um bairro com o trânsito agitado, há alternativas de condomínios fechados que são excelentes refúgios de sossego e segurança aos moradores; assim, quem mora no bairro consegue aproveitar sua infraestrutura sem deixar a tranquilidade de lado.
More na Barra da Tijuca
Recreio dos Bandeirantes
O Recreio dos Bandeirantes é um bairro relativamente novo da Zona Oeste da Cidade Maravilhosa.
Segundo alguns moradores do local, a região é um lugar tranquilo no meio da cidade, por isso, é seguro em relação a outros bairros da capital carioca.
Um dos destaques dele são os condomínios fechados: há muitos prédios novos com segurança 24h e circuito interno de câmeras, que geram ainda mais proteção para quem mora na localidade.
Se mude para o Recreio
Urca
Por ser uma região mais residencial, a Urca é considerada um dos bairros mais seguros da capital: no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro, esse bairro é um dos lugares mais tradicionais e charmosos da cidade.
Além disso, na localidade, há uma grande presença de instituições militares, como o Círculo Militar da Praia Vermelha e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
Como o bairro tem apenas uma entrada de acesso, a Avenida Pasteur, o patrulhamento e a vigilância por câmeras de segurança da prefeitura ficam ainda mais fáceis.
Se mude para Urca
Lagoa
Outro bairro da Zona Sul que apresenta uma boa segurança é a Lagoa, e não poderia ficar de fora da nossa lista de bairros mais seguros do Rio de Janeiro.
O local é uma região residencial e conta tanto com o patrulhamento das forças de segurança quanto com câmeras de segurança da prefeitura.
Na região, é possível perceber policiamento nas principais avenidas, como no caso da Borges de Medeiros, a qual dá acesso ao Túnel Dois Irmãos e à Autoestrada Lagoa-Barra, que liga o bairro à Zona Norte do Rio de Janeiro.
Se mude para Lagoa
Copacabana
Por ser um bairro turístico, Copacabana possui operações de segurança presentes em grande parte do dia.
É possível encontrar polícias militares tanto nas ruas dos bairros quanto no calçadão e na praia (que têm o mesmo nome); inclusive, o policiamento nos principais bairros da Zona Sul, onde fica a icônica região de Copacabana, é frequente.
Além disso, também é possível contar com a segurança interna e a infraestrutura de alguns shoppings da localidade.
Alguns exemplos são o Shopping Cidade Copacabana, o Shopping Cassino Atlântico e o Copacabana Center Comercial.
More em Copacabana
Leblon
Outra localização famosa da Zona Sul, o Leblon é um bairro que sedia alguns dos principais pontos de apoio policial da cidade: a 14ª Delegacia de Polícia e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), por isso, a localidade possui ruas policiadas.
O bairro ainda conta com câmeras de vigilância da prefeitura que facilitam a proteção.
Outra vantagem do bairro é a sua infraestrutura.
Por lá, você consegue encontrar facilmente shoppings, restaurantes e comércios que atendem a qualquer tipo de gosto.
More no Leblon
Ipanema
Ipanema é um dos bairros mais famosos e emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro, conhecido internacionalmente por sua praia deslumbrante, atmosfera cosmopolita, comércio diversificado e vida cultural agitada.
Localizado na Zona Sul carioca, entre Copacabana e o Leblon, Ipanema é um destino turístico popular e também um local bastante desejado para se viver devido à sua qualidade de vida e infraestrutura.
Em termos de segurança, algumas áreas de Ipanema são consideradas bastante seguras, especialmente próximas ao Jardim de Alah e à Lagoa Rodrigo de Freitas.
Muitas áreas de Ipanema são cobertas por câmeras de vigilância, tanto públicas quanto privadas; esses sistemas de monitoramento eletrônico auxiliam na prevenção e no combate à criminalidade, além de proporcionar mais segurança aos moradores e visitantes.
Ache seu lar em Ipanema
Jardim Botânico
O Jardim Botânico é um bairro nobre localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, conhecido por sua tranquilidade, áreas verdes e atmosfera residencial.
O grande destaque do bairro é o próprio Jardim Botânico: uma área verde exuberante com uma variedade impressionante de plantas, árvores, jardins temáticos e espaços para contemplação.
O Jardim Botânico é um local de preservação ambiental e também um espaço de lazer para os moradores e visitantes do bairro.
Em termos de segurança, o Jardim Botânico é considerado um bairro tranquilo e seguro, com baixos índices de criminalidade — a presença de vigilância privada e a proximidade com áreas de preservação ambiental contribuem para a sensação de segurança dos moradores.
O bairro possui uma boa infraestrutura de iluminação pública, o que contribui para a segurança noturna; além disso, a presença de vias bem iluminadas e áreas de lazer frequentadas ajuda a criar um ambiente mais seguro para os moradores.
More no Jardim Botânico
Como saber se um bairro é realmente seguro no Rio de Janeiro?
Caso você esteja procurando propriedades na metrópole carioca, é importante perceber se o seu futuro bairro tem algumas características que indicam se o bairro é seguro.
O primeiro ponto a ser observado é a iluminação: para verificar isso, dê uma volta no bairro à noite e observe se todas as ruas estão bem iluminadas.
Além disso, confira se o bairro tem policiamento durante o dia!
Para isso, confira se existem postos policiais e rondas frequentes, e converse com os comerciantes locais e com os seus futuros vizinhos — assim, você consegue saber quais regiões deve evitar e como é a rotina na localidade.
Se puder, dê preferência a casas e a apartamentos que fiquem em condomínios fechados, com circuito interno e porteiro em tempo integral.
Por fim, a última dica é falar com os porteiros de prédios da região para saber quais cuidados você deve ter no bairro.
Como funciona a Operação Segurança Presente?
Uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a OSP, ou Operação Segurança Presente, é uma espécie de suplementação à atuação da Polícia Militar da capital fluminense, que está em ação na cidade desde 2014.
A responsabilidade desse programa é promover ações diversas de segurança pública e de atendimento social, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores de bairros diversos, bem como turistas e trabalhadores.
A Operação Segurança Presente surgiu na Lapa, centro do Rio de Janeiro, e com o passar dos anos se expandiu para outros bairros da capital, como:
- Lagoa;
- Leblon;
- Ipanema;
- Botafogo;
- Madureira;
- Laranjeiras;
- Copacabana;
- Jacarepaguá;
- Barra da Tijuca.
Encontre imóveis nos bairros mais seguros do Rio de Janeiro no ZAP!
Embora a Cidade Maravilhosa tenha áreas com diferentes níveis de segurança, os bairros mais seguros do Rio de Janeiro mencionados acima se destacam como algumas das melhores e mais agradáveis opções para se viver na cidade!
É importante ressaltar que, independentemente do bairro escolhido, é sempre recomendável adotar medidas de segurança pessoal, como estar atento ao entorno, evitar áreas perigosas durante a noite e utilizar serviços de transporte confiáveis.
Com uma escolha consciente e cuidados básicos, é possível desfrutar de tudo o que o Rio de Janeiro tem a oferecer em termos de qualidade de vida e segurança.
Agora que você já conhece os bairros mais seguros do Rio de Janeiro, que tal encontrar um imóvel ideal para você em alguma dessas localidades?
Para isso, você pode contar com o amplo catálogo do ZAP Imóveis e filtrar da forma que preferir, seja pelo tamanho, pelo valor ou pela quantidade de cômodos.
Em nosso site, você encontra desde opções de propriedades menores, como kitnets e lofts, até maiores, como casas e apartamentos amplos.
Por isso, não deixe de conhecer as nossas opções para encontrar o imóvel dos seus sonhos!
Perguntas frequentes sobre bairros mais seguros do Rio de Janeiro
Confira ainda o FAQ que separamos sobre os bairros considerados seguros na capital fluminense:
Quais são os bairros mais seguros do Rio de Janeiro?
São considerados os bairros mais seguros da capital carioca:
- Urca;
- Lagoa;
- Leblon;
- Ipanema;
- Copacabana;
- Barra da Tijuca;
- Jardim Botânico;
- Recreio dos Bandeirantes.
Qual é a região mais tranquila do Rio de Janeiro?
A maior concentração de bairros considerados seguros no Rio de Janeiro fica na Zona Sul da Cidade Maravilhosa.
A Zona Sul abriga bairros nobres e sofisticados, como Leblon, Ipanema, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea.
Essas áreas são conhecidas por suas ruas arborizadas, casas e prédios elegantes, comércio de alto padrão e uma atmosfera cosmopolita — além de ser considerada muito segura quando comparada com outras regiões da cidade.
Quais são os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro?
Além de todos os bairros que citamos aqui neste artigo, considerados os bairros mais seguros do Rio de Janeiro, são outros bairros que se destacam na cidade devido à infraestrutura completa e boa localização:
- Leme;
- Gávea;
- Botafogo;
- Flamengo;
- Laranjeiras.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro?
Para se hospedar, os turistas contam com excelentes localidades na Cidade Maravilhosa, como:
- Lapa e sua conhecida vida noturna;
- Ipanema e Leblon para curtir belas praias e passear pelas lojas de grife;
- Santa Teresa, para quem busca uma opção de hospedagem charmosa e boêmia;
- Centro Histórico, perfeito para explorar pontos turísticos como o CCBB, o Museu Nacional de Belas Artes.
Quer mais conteúdos com dicas como este? Acesse aqui o blog completo do ZAP Imóveis e fique sempre atualizado com nossos conteúdos!