Zap Móveis

Confira a história do bairro Funcionários, em Belo Horizonte

Praça da Liberdade no bairro Funcionários, em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)
Spread the love

A capital de Minas Gerais, no fim do século 19, ganhava forma. O município foi todo planejado. Mas os funcionários públicos de Ouro Preto (antiga sede do Governo Estadual) não tinham até então onde ficar para trabalhar, quando mudassem para a nova cidade.

Desde aí decidiram que Belo Horizonte teria uma área específica para os servidores morarem, próximo ao lugar de trabalho, na Praça da Liberdade. Surge, então, em 1896, o bairro Funcionários, localizado na região Centro – Sul, com cerca de 200 residências construídas em lotes sorteados um ano antes. As ofertas de imóveis no bairro Funcionários mostram que o local é de alto padrão, uma área nobre.

Praça da Liberdade no bairro Funcionários, em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

Praça da Liberdade no bairro Funcionários, em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

As casas recebiam uma classificação de A a F para mostrar a hierarquia de cada servidor. A letra A era para os imóveis de funcionários de baixa graduação e a F para identificar onde moravam diretores e desembargadores.

Funcionários é um bairro charmoso e tradicional. Na década de 80, o lugar passou por muitas modificações, deixando antigos casarões darem espaço a modernos prédios. O bairro também abriga a Savassi, uma faixa geográfica que se destaca como um dos mais bem sucedidos pólos econômicos e culturais da cidade, com um comércio variado, além de shoppings como o Pátio Savassi e o 5ª Avenida. Lojas de grifes famosas e ateliês também estão pela redondeza, além de hotéis, restaurantes e agências bancárias.

Um dos pontos turísticos do bairro é o Palácio da Liberdade (atual sede do governo do Estado).

imóveis em Belo Horizonte bairro Funcionários

Palácio da Liberdade é um dos pontos turísticos do bairro (Foto: Divulgação/Secom-MG)

O lugar abre para visitação sempre no último domingo de cada mês. A visita ocorre das 8h30 às 13h. Mais informações pelo telefone 0  (31) 3299-4068. O endereço é Praça da Liberdade, s/nº.

Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, é referência em artigos de luxo

Descubra a história do bairro Floresta, em Belo Horizonte

Fique por dentro da história do bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas