Zap Móveis

Rio de Janeiro: Conheça a Abolição, um pequeno bairro da zona norte carioca

Spread the love

A Abolição é um pequeno bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Localizada entre Pilares, Todos Os Santos,  Encantado, Piedade, tem apenas  11.356 moradores, com renda média de R$ 1.661, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a subprefeitura do Rio, os primeiros registros de loteamentos aconteceram por volta de 1915, nas proximidades da rua da Abolição, que deu nome ao bairro, em referência à Abolição da Escravatura.

Abolição (Foto: Divulgação/ oriodejaneiro.com)

Abolição é um pequeno bairro na zona norte no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/ oriodejaneiro.com)

A via principal do bairro é a avenida Dom Hélder Câmara, antiga Estrada Real de Santa Cruz. Outra via que corta o local é a Linha Amarela, importante via expressa da cidade, construída em 1997, que dá acesso à zona oeste.

O Largo da Abolição é o ponto mais movimentado da região. Está localizado no encontro da rua da Abolição e da avenida Dom Hélder Câmara. O comércio de rua é forte e abriga supermercados, agências bancárias, pet shops, óticas, concessionárias e lanchonetes. Por lá passam a maioria dos ônibus, principal meio de condução. Entre os cursos e colégios, municipais e particulares, estão o Centro Educacional Maria Dias e a Escola Guarany. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Abolição, do Grupo B do Carnaval carioca, tem sede no bairro e o Acadêmicos de Pilares como escola “madrinha”.

Longe da movimentação estão as calmas ruas residenciais, como a Silva Xavier e a Bráulio Muniz, bem arborizadas. Outras opções são as ruas Ferreira Leite e Teixeira de Azevedo. Algumas das vias da Abolição têm paralelepípedos no lugar de asfalto. Quase não se vê prédios, no máximo casas de dois ou três andares. As mais comuns, antigas, têm fachada azulejada, típica da arquitetura portuguesa na cidade.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas