Zap Móveis

Rio de Janeiro: Conheça a história da Barra da Tijuca

Spread the love

A Barra da Tijuca, conhecida popularmente como Barra, é um bairro nobre na zona oeste do Rio de Janeiro. Faz parte da área da Região Administrativa da Barra da Tijuca Rio de Janeiro que, embora tenha o mesmo nome, inclui outros bairros. Os bairros vizinhos são: Joá, São Conrado, Itanhangá, Jacarepaguá, Camorim e Recreio dos Bandeirantes.

É um dos bairros que mais cresceram no Rio nos últimos anos (Fotos: Divulgação)

É um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro nos últimos tempos. Era pouco habitado na década de 1960, mas passou para 24.126 habitantes em 1980e para 135.924 moradores em 2010. São diversas as ofertas de imóveis na Barra da Tijuca.

A Barra foi um dos poucos bairros cariocas a nascerem planejados, embora muito do projeto original de Lucio Costa já tenha sido abandonado. Por isso, é possível observar ruas largas, ao estilo do que ficou conhecido em Brasília.

Atualmente, é considerado um centro gastronômico e de entretenimento da capital fluminense e tem sido alvo da migração de outros bairros cariocas, principalmente da zona sul. Estima-se que a população da Barra irá dobrar até 2020.

A Barra também é caracterizada pelo alto Índice de Desenvolvimento Humano e abriga a maior parte da classe alta do Rio de Janeiro. Conta com amplos espaços verdes, belos jardins, diversos condomínios de alto luxo de casas e edifícios e grandes shoppings. É a sede de grandes empresas de informática, comunicação e agências de publicidade, além de inúmeras multinacionais.

O bairro tem vários condomínios independentes com mini-shoppings, escolas, igrejas e infraestrutura completa de lazer.

A região será casa da maior parte dos Jogos Olímpicos de 2016

Jogos Olímpicos – A Barra será casa da maior parte dos Jogos Olímpicos de 2016, pois lá estará instalada a vila olímpica dos atletas. A escolha do bairro ocorreu pelo fato de ser a parte mais moderna do Rio de Janeiro e ter espaço suficiente para abrigar os jogos. Isso resultou no rápido crescimento de obras de infraestrutura para modernizar a região e também para a ligação de metrô com o restante da cidade.

A Avenida das Américas é a principal via do bairro, cruzando-o no sentido Leste-Oeste. Outra via importante é a Avenida Ayrton Senna, que começa na praia e faz a ligação do bairro com Jacarepaguá através da ponte sobre a lagoa do Camorim, além de ser a ligação com a Linha Amarela. Seguindo a extensão da praia encontra-se a Avenida Lúcio Costa, antiga Avenida Sernambetiba, que se prolonga até o final da Praia do Recreio.

Mercado imobiliário – O preço médio por metro quadrado de um imóvel à venda no bairro Barra Da Tijuca era de R$ 9.324 em janeiro deste ano.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas