Zap Móveis

Conheça a história da Pompeia

Spread the love

A Vila Pompeia, também conhecido simplesmente por Pompeia, é um bairro nobre de São Paulo, localizado entre os distritos de Perdizes e Lapa. É o berço da escola de samba Águia de Ouro.

A Pompeia faz divisa com Perdizes, Água Branca, Lapa, Barra Funda, Vila Anglo Brasileira e Vila Romana.

Vista da Avenida Pompéia, em São Paulo (Foto: Divulgação)

História

Por volta de 1910 surgia um novo loteamento dividindo as chácaras em um bairro. O empreendedor Rodolpho Miranda, dono da Companhia Urbana e Predial, resolveu homenagear sua esposa, Aretusa Pompéia, batizando o novo bairro como o nome de Vila Pompeia.

Rapidamente, imigrantes atraídos pelas centenas de indústrias que apareciam na região adquiriram lotes para fixar residência. Italianos, portugueses, espanhóis e húngaros trabalhavam como operários nas fábricas. A região teve grande crescimento com a chegada dos padres Camilianos e destacava-se pela presença de vilas de sobradinhos .

No final da década de 1960 e começo de 1970, surgiram no bairro importantes bandas de música do cenário brasileiro, como Tutti Frutti, Os Mutantes e Made in Brazil.

Atrações

Entre as atrações do bairro está o SESC Pompeia, complexo cultural que conta com teatros, quadras esportivas, piscina, dentre outras áreas de lazer. Outros destaques são o Bourbon Shopping Pompeia e o Shopping Pompeia Nobre, onde estão o Teatro Bradesco e o Teatro Plínio Marcos, respectivamente.

Sesc Pompeia oferece diversas atrações culturais para o público do bairro (Foto: Divulgação -Sesc)

Os maiores problemas enfrentados por seus habitantes são o trânsito intenso e alagamentos constantes na região dos córregos Água Preta e Água Branca, acentuados pela grande verticalização, impermeabilização do solo e pela falta de investimentos em infraestrutura.

 

São Paulo: Conheça a história do Jardins

São Paulo: Conheça a história do Brooklin

São Paulo: Conheça a história do Paraíso

São Paulo: Conheça a história do Ipiranga

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas