Zap Móveis

Rio de Janeiro: Conheça a história de Laranjeiras

Spread the love

Laranjeiras é um bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, um dos mais antigos da capital fluminense. Sua ocupação foi iniciada no século XVII, com a construção de chácaras no vale ao redor do Rio Carioca, que desce do Corcovado, no Alto da Boa Vista. Por isso, o bairro também foi anteriormente chamado de Vale do Carioca. Na parte mais baixa do vale do Rio Carioca havia muitas laranjeiras, o que originou o atual nome do bairro, que conta com muitas ofertas de imóveis.

Rua do bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

 

É no bairro Laranjeiras que fica o Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, e o Palácio Laranjeiras, residência oficial do Governador do Estado. O bairro conta ainda como o Parque Guinle, o Fluminense Futebol Clube e a sede do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o BOPE.

Bairro tipicamente residencial, de classe média-alta e classe alta, tem como via principal a Rua das Laranjeiras, que começa no Largo do Machado e termina nas imediações do Túnel Rebouças, já com outro nome – Rua Cosme Velho.

História

No século XIX, surgiram na região chácaras rústicas e luxuosas ocupadas por fidalgos, que eram movidas a trabalho escravo. A presença da Princesa Isabel no palacete da Rua Guanabara, atual Rua Pinheiro Machado, contribuiu para o crescimento do bairro de Laranjeiras, pois o principal caminho de acesso ao palacete imperial, atual Palácio Guanabara, era a Rua Paissandu, que foi ornamentada pela princesa com palmeiras-imperiais, que existem até os dias de hoje.

Em 1880, a região sofreu grande transformação com a implantação da Companhia de Fiações e Tecidos Aliança, instalada na Rua General Glicério, fazendo surgir os primeiros comerciantes.

A fábrica funcionou até 1938, trazendo ao bairro as primeiras vilas operárias. Os bondes elétricos, criados pela Companhia Jardim Botânico, iam até ao local conhecido como a Bica da Rainha, no Cosme Velho.

O bairro foi o endereço de nobres, escritores, compositores e pessoas ilustres, como Villa-Lobos, Cecília Meirelles, Portinari, Oscar Niemeyer e Roberto Marinho.

Fica em uma localização estratégica e faz limite com os bairros de Cosme Velho, Santa Teresa, Catete, Flamengo, Botafogo, Catumbi e Rio Comprido.

Mercado imobiliário

O preço médio por metro quadrado de um imóvel à venda em Laranjeiras Rio de Janeiro era de R$ 10.231 em janeiro de 2014.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas