Zap Móveis

Brooklin SP: conheça tudo sobre o bairro

Brooklin SP
Spread the love

O Brooklin SP é um bairro nobre da capital paulista, atualmente dividido entre Brooklin Velho, no distrito de Campo Belo, e Novo, pertencente ao distrito do Itaim Bibi. Ele é uma das regiões mais valorizadas da cidade, com grandes conjuntos empresariais e uma agitada vida noturna.

Inicialmente conhecido como Brooklin Paulista na zona sul de São Paulo, o bairro sempre apresentou um constante desenvolvimento, industrial e imobiliário, por isso atrai tantos moradores e empresários. Conheça tudo sobre o local com o ZAP Imóveis!

Conheça a história do Brooklin SP

Por volta de 1886, a região onde hoje se encontra o bairro do Brooklin em São Paulo era atravessada por uma linha férrea, possuía poucas casas e uma parada de bonde. Os trens a vapor ligavam o centro da cidade ao então município de Santo Amaro.

A Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro, que pertencia ao engenheiro Alberto Kuhlmann, faliu em 1900 e foi incorporada pela São Paulo Tramway, Light and Power Company. Treze anos mais tarde, a empresa canadense introduziu os bondes elétricos na linha.

Com essas mudanças, houve um interesse imobiliário na região, que atraiu investimentos públicos e privados. Então, o Brooklin SP se tornou um pólo industrial e residencial, sem parar de evoluir e movimentar a economia do estado.

A região que pertencia ao município de Santo Amaro passou a ser reconhecida como bairro apenas em 1922, quando recebeu o nome de Brooklin Paulista, em alusão ao local de mesmo nome em Nova York. Após a segunda metade do século XX, o bairro perdeu as características industriais.

Divisão do bairro

Pouco tempo depois do reconhecimento como bairro, o Brooklin SP foi dividido entre Velho e Novo, como falamos. Contudo, essa divisão proporcionou características diferentes a cada região. Veja a seguir quais são:

Brooklin Velho

O Brooklin Velho é um bairro nobre mais horizontalizado e majoritariamente residencial. Nele, acontecem anualmente festas juninas e dois eventos da cultura alemã, o Maifest e o Brooklin Fest, que resgatam a cultura dos primeiros moradores da região.

Pela caracterização mais residencial, o local é considerado tranquilo e seguro pelos moradores, sendo muito procurado pelas famílias. Já o entorno da região é conhecido como uma extensão do Brooklin SP, onde ficam as sedes de grandes empresas como a TV Globo.

Brooklin SP

Brooklin Novo

Atualmente, o bairro do Brooklin Novo abriga edifícios residenciais de luxo, várias sedes de empresas multinacionais como Nokia e Nestlé, canais de televisão como HBO Brasil e os consulados canadense, húngaro, sueco e esloveno.

Por ser um dos centros financeiros da cidade, ele possui tráfego intenso em dias úteis, principalmente na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. Apesar do fluxo de automóveis, o trânsito costuma fluir sem grandes problemas.

O bairro tem exemplos da arquitetura moderna brasileira, como Centro Empresarial Nações Unidas, World Trade Center de São Paulo, Edifício Mandarim e Plaza Centenário. Na Marginal Pinheiros, situa-se a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, um dos novos pontos turísticos paulistanos, que liga os distritos Itaim Bibi e Morumbi. Assim como em Nova York, uma ponte é cartão-postal do bairro.

Mobilidade urbana no Brooklin SP

Quando o assunto é mobilidade e transporte, podemos dizer que morar no Brooklin SP é sinônimo de conforto. O bairro tem uma estação ferroviária da linha 9-Esmeralda da CPTM (Berrini) e o corredor de ônibus Diadema-Brooklin da EMTU, além das diversas linhas de transporte coletivo.

A linha 5-Lilás do Metrô também atende a região, com as estações Brooklin e Campo Belo. Essa última estação dará acesso à linha 17-Ouro do monotrilho até o Aeroporto de Congonhas, mas ainda não há previsão de entrega dela.

Valorização imobiliária

Dos anos 1980 em diante, o bairro Brooklin atraiu investimentos públicos, como a Operação Urbana Água Espraiada. Ela consistia na construção da Avenida Água Espraiada, a canalização do córrego de mesmo nome e a remoção das favelas às margens do córrego.

Como citamos, desde que recebeu investimentos, a região não parou de valorizar. Além disso, morar perto do trabalho e ter fácil acesso a opções de lazer é vantajoso, por isso os imóveis na região do Brooklin SP podem ser bastante disputados.

Em agosto de 2023, segundo o índice FipeZap+,  o preço do metro quadrado no Brooklin estava, em média, R$ 11.587/m², para um imóvel com dois dormitórios. Aliás, o distrito onde fica o Brooklin Novo, Itaim Bibi, lidera o ranking de região mais valorizada em junho de 2023, de acordo com a pesquisa realizada pelo FipeZAP.

More no Brooklin com o ZAP Imóveis!

Depois de conhecer as vantagens do bairro, teve vontade de morar no Brooklin SP? Com a ajuda do ZAP Imóveis, esse sonho ficou mais fácil de realizar. Nossos filtros refinam sua pesquisa por bairro, quantidade de dormitórios, vagas de garagem e muito mais. Aproveite!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas