Zap Móveis

Conheça Olaria, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro com clube de futebol centenário

Spread the love

Os moradores de Olaria, na zona norte do Rio de Janeiro, têm orgulho de sua região. Localizado entre Ramos, Bonsucesso, Penha e o Complexo do Alemão, o bairro tem muita tradição. A começar pelo seu maior símbolo, o centenário Olaria Atlético Club, por onde passaram ídolos do futebol como Garrincha e Romário.

Olaria (Foto: Divulgação)

Olaria Atlético Clube um dos símbolos do bairro (Foto: Divulgação)

Olaria é “cortado” por uma linha de trem e divide-se em dois lados distintos: um possui mais casas e menos comércio, tendo como referência o Olaria Atlético Club. Já o outro lado abriga prédios e é uma zona com mais comércio, tendo como referencia o 16º Batalhão da Polícia Militar.

Como todo bairro da zona norte, tem vizinhança solícita. São 57.514 habitantes, de classe média, com renda mensal de R$ 1.451, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de residências é grande, e o preço do metro quadrado vale R$ 4.273, de acordo com o ZAP Imóveis.

O local mais badalado e procurado por moradores é a Praça Doutor Waldir da Mota. Também conhecido como “Largo das Cinco Bocas” faz alusão às cinco ruas que desembocam ali – Angélica Mota, André Azevedo, Doutor Alfredo Barcelos e Noêmia Nunes, esta contada como duas por cruzar a praça.

Outro ponto de encontro é o clube do Olaria que, durante a semana, tem atividades como academia e natação. A sede lota aos finais de semana com o famoso  “banho-livre”. As piscinas são abertas aos contribuintes para o banho. Além disso há muitos eventos como shows e roda de samba.

Por falar em samba e festa, um dos mais importantes blocos de Carnaval da cidade, o Cacique de Ramos, tem sede em Olaria. O local, inaugurado em 1961, fica lotado aos domingos com a tradicional roda de samba e feijoada.

A infraestrutura do bairro é boa, com muitos mercados, lojas de serviço, colégios particulares  como o Gama e Souza e Colégio ESC, além dos públicos Anibal Freire e Colégio Brasil. A única faculdade ali instalada é a Gama e Souza. O hospital referência de Olaria é o particular Dr. Balbino. Os ônibus são os principais meios de transporte. A maioria passa nas principais vias, como as ruas Leopoldina Rego, Ibiapina e Uranos, e a avenida Professor Plínio Bastos – que dá acesso à avenida Brasil. A estação de trem tem acesso através das ruas Leopoldina Rego e Etelvina. As composições partem sentido Centro e Duque de Caxias, na região metropolitana da cidade.

O bairro foi batizado como Olaria pela quantidade de fornos instalados no local no século XVIII, de propriedade de senhores de engenho da época. O progresso deu-se com a implantação da estrada de ferro. Outro marco foi a construção da avenida Brasil, a mais importante via expressa da cidade. As informações são da subprefeitura.

Veja Imóveis à venda em Olaria

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas