Zap Móveis

Descubra as belezas do Parque Nacional de Aparados da Serra

Imagem de parque nacional de aparados da serra
Spread the love

O Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado no estado do Rio Grande do Sul, é um destino espetacular para os apaixonados pela natureza. Com paisagens de tirar o fôlego e rica biodiversidade, ele oferece uma experiência única para os visitantes.

Neste texto, você vai descobrir o que fazer no Parque Nacional, quais são as opções de hospedagem, como chegar até lá, quanto gastar com entrada e qual é a melhor época para visitar. Confira!

O que fazer no Parque Nacional de Aparados da Serra?

O Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS), também faz divisa com Praia Grande (SC). O local atrai visitantes que buscam por descanso, lazer e aventura de todas as regiões do país.

Cânions e trilhas

Duas principais atrações do parque são o Cânion Itaimbezinho e a Trilha do Cotovelo, um dos maiores cânions da América do Sul e um caminho que leva a um fantástico mirante, respectivamente. 

A Trilha do Cotovelo é mais longa e desafiadora, mas recompensa os aventureiros com uma paisagem belíssima. Outra opção é a Trilha do Vértice, curta e fácil, ideal para todos os públicos. Apesar dos diferentes níveis de dificuldade, ambas possuem vegetação exuberante.

O local também abriga o Cânion Fortaleza, outro ponto que vale a pena visitar. Ele possui paredões de cerca de 7,5 km de extensão e é considerado um dos mais belos cânions do Brasil.

Com 7 km de extensão, a Trilha do Rio do Boi é outro ponto que não pode ficar de fora. O nível de dificuldade dela é um pouco maior, indicado para pessoas aventureiras. O trajeto é feito pelo leito do rio, enquanto o acesso acontece pela Praia Grande.

Paisagens naturais

A variedade de trilhas atravessa belas paisagens do Parque Nacional de Aparados da Serra. É possível explorar cachoeiras, rios e áreas de mata preservada, proporcionando um contato intenso com diversas espécies da fauna e da flora regional.

O Parque Aparados da Serra é um tesouro natural do Brasil, que oferece paisagens deslumbrantes e experiência única para os visitantes. Explorando os cânions, realizando trilhas ou apenas contemplando a grandiosidade da natureza, esse parque nacional deixa uma impressão duradoura. 

Quanto custa entrar no Parque Nacional de Aparados da Serra?

Para aproveitar todas as maravilhas do Parque Nacional de Aparados da Serra, precisa ter ingresso. Os valores podem variar a cada ano, portanto, é recomendável verificar as informações atualizadas antes da visita.

imagem de parque nacional de aparados da serra

Em 2023, o ingresso para adulto está R$ 94. Estudantes e idosos pagam um valor mais baixo. Crianças de até 5 anos entram gratuitamente. Essas taxas têm como objetivo financiar a manutenção e a conservação do parque, garantindo que as futuras gerações possam desfrutar das belezas naturais.

Como chegar até o Parque Nacional de Aparados da Serra?

Se você estiver vindo de Cambará do Sul, a orientação é seguir a estrada na esquina do Supermercado Pedra Branca e acessar a zona rural via estrada do Crespo até o cruzamento do Morro Agudo

Para quem vem da Praia Grande (SC), basta pegar a estrada no sentido de Cambará do Sul e seguir pela Serra Faxinalzinho. A entrada do parque está nesse caminho, é só ficar de olho nas placas.

Se você preferir utilizar o transporte público, há ônibus regulares que fazem o trajeto até as cidades próximas ao Parque Nacional de Aparados da Serra. Além disso, o turismo da região faz com que diversas agências de viagem planejem excursões até o local.

Hospedagens

Parque Nacional de Aparados da Serra: onde ficar? Para quem deseja aproveitar a visita ao máximo, é recomendável hospedar-se em Cambará do Sul ou em pousadas próximas ao parque.

Há uma variedade de opções, desde pousadas aconchegantes até hotéis de luxo. É importante fazer reservas antecipadamente, especialmente durante os períodos de alta temporada.

Qual é a melhor época para visitar o Parque Nacional?

O Parque Nacional de Aparados da Serra pode ser visitado durante todo o ano, mas as melhores épocas para aproveitar as trilhas e as paisagens são na primavera e no verão, quando o clima está mais ameno, e as chances de chuva são menores. 

Durante o inverno, as temperaturas podem ser muito baixas, mas há a vantagem de apreciar as paisagens cobertas de neblina, o que proporciona uma atmosfera totalmente diferenciada. Vale considerar esses fatores. 

Se você deseja explorar a região e se aventurar nas trilhas, visite no verão ou na primavera. Se quer apenas curtir a natureza e relaxar, aposte no inverno.

Encontre o imóvel dos seus sonhos próximo ao Parque Nacional de Aparados da Serra

Se você deseja morar próximo à natureza e ficou encantado com o parque, saiba que é possível adquirir um imóvel perto do Parque Nacional de Aparados da Serra. Existem opções de casas, chalés e terrenos à venda na região, que oferecem uma oportunidade única de viver todos os encantos.

No ZAP, é possível filtrar os imóveis de acordo com a localização, a divisão de cômodos e o preço. No site, dá para ver fotos e saber se a unidade atende às suas expectativas. Confira!

capa: Germano Roberto Schüür

interna: Alessandher Piva

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas