Zap Móveis

Descubra o que fazer em Paraty e como aproveitar a cidade ao máximo

Imagem de Paraty
Spread the love

Se você está em busca de belas praias e contato com a natureza, precisa descobrir o que fazer em Paraty. A cidade fica a quase 250 km do Rio de Janeiro, um verdadeiro paraíso com praias, cachoeiras e cultura que atrai muitos visitantes ao longo do ano.

A seguir, você conhece um pouco sobre o município e recebe algumas dicas para aproveitar seus dias por lá ao máximo. Saiba o que fazer em Paraty em 3 dias, conheça as principais praias e monte um roteiro de viagem incrível!

Confira dicas de passeios alternativos

Antes de descobrir o que fazer em Paraty (RJ), muita gente associa a cidade às praias, mas a cidade também oferece opções além de sol, mar e areia. Veja os principais pontos turísticos para visitar durante a sua estadia.

Centro histórico

Ao visitar Paraty, passeie pelo centro histórico, que fica a 200 km do RJ. Com ruas charmosas e estrutura colonial bastante preservada, a região conta com diversas lojas de artesanato e espaços que revelam a história da cidade. 

Cultura

A cidade também oferece diversos eventos culturais ao longo do ano, como a Flip, Festa Internacional de Literatura, Festa de Iemanjá, de Nossa Senhora do Remédio e outros santos, além de Circuitos de Festas Juninas, festivais de dança, 

Gastronomia

Além disso, explore a gastronomia local, uma das melhores coisas para fazer em Paraty. No restaurante Pippo, por exemplo, você encontra um cardápio diversificado de frutos do mar, incluindo moqueca de peixe, pratos com camarão e tempero bem típico da região.

E a cidade conta com alguns eventos gastronômicos tradicionais, como o Festival do Camarão; Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty; Festival da Banana e Produtos da Nossa Terra, o Festival Gastrocriativo; Oktoberfest e o Circuito Cervejeiro. 

Natureza

Ainda tem muito o que fazer em Paraty! Se você ama aventuras e contato próximo com a natureza, adicione a Cachoeira da Pedra Branca e a Cachoeira do Tobogã em seu roteiro. 

Principais praias

É claro que as praias integram o topo da lista de o que fazer em Paraty. Veja três opções para aproveitar com a família ou os amigos, em um final de semana ou em um período de férias.

Rua de Paraty

Praia do Pontal

A Praia do Pontal, em Paraty, fica na região central da cidade, rodeada por bares, restaurantes e uma infraestrutura completa para acolher os visitantes. De lá, saem vários barcos para passeio, ótima opção para quem deseja explorar ainda mais.

Praia de Jabaquara

A Praia de Jabaquara fica a 4 km do centro histórico, uma das mais acessíveis da região. Ela é conhecida por águas calmas e rasas, ideais para famílias com crianças. Além disso, possui uma faixa extensa de areia, perfeita para quem gosta de caminhar.

Praia do Sono

Outra indicação é a Praia do Sono, que fica na Reserva Ecológica da Juatinga. O acesso até lá é feito por trilha ou barco. Com um mar calmo e uma vegetação de tirar o fôlego, essa praia é ideal para quem ama apreciar a natureza. 

O que fazer em um fim de semana prolongado em Paraty?

Se você mora na cidade ou deseja fazer um passeio mais curto para conhecer a região, é possível montar um roteiro com várias opções de o que fazer em Paraty em três dias.

No primeiro dia, explore a cultura local, ande pelas ruas coloniais e visite as lojas de artesanato. Aproveite para conhecer as ilhas vizinhas, com passeios de barco e mergulho em águas cristalinas.

No segundo dia, aproveite para conhecer as praias de Paraty. Pela manhã, vá até a Praia do Sono. Já à tarde, passeie pela Praia do Pontal, curtindo os bares, os restaurantes e a agitação da cidade.

No terceiro dia, visite alguma cachoeira para relaxar e experimente a gastronomia local. Caminhe pela cidade ou faça passeios de bicicleta para admirar as belezas de Paraty.

Quais locais visitar em dias chuvosos?

Agora, descubra o que fazer em Paraty com chuva! A primeira dica é fazer um tour pelo Centro Histórico, passando pela Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que deu início à urbanização da cidade, e pelo Museu de Arte Sacra, cartão-postal que possui elementos religiosos entre os séculos XVII e XIX.

A cidade de Paraty também acolhe o Instituto Silo Cultural, um galpão em que há apresentações artísticas, mostras, peças teatrais e eventos de todos os tipos. Outra alternativa é a Casa de Cultura, perto da Igreja Matriz, que promove oficinas e projetos gratuitos.

Chuva combina com gastronomia. Então, aproveite para ir até a Cachaçaria Engenho D’Ouro, que oferece degustações e conta como é o processo de fabricação da bebida. Passe por alguns restaurantes tradicionais da cidade, como o Banana da Terra e o Paraty 33, ambos no centro.

O ZAP tem imóveis em Paraty!

Como você viu, não faltam opções de o que fazer em Paraty. A cidade oferece diversas alternativas de lazer e turismo. É um local para todos os gostos, rico em cultura, beleza natural e paisagens exuberantes.

Se você tem o sonho de morar em uma região assim, o ZAP ajuda! Encontre apartamentos, casas, chalés, sítios e outros diversos tipos de residência para mudar para Paraty. Acesse o site e invista no imóvel que você sempre quis!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas