Zap Móveis

Férias provocam queda nas vendas e locação de imóveis usados em São Paulo

Spread the love

As vendas de imóveis usados na capital caíram 32,08% e a locação de casas e apartamentos encolheu 18,14% em julho na comparação com junho. A queda nas vendas teve como efeito uma redução de 5,66% no preço médio dos imóveis usados, mas no mercado de locação houve aumento de 5,11% no aluguel médio, segundo pesquisa feita pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP).

preço médio dos imóveis usados subiu  (Fotos: Divulgação)

Com esse aumento de 5,11% em julho, o aluguel médio acumula alta de 11,35% de agosto do ano passado até julho último, duas vezes mais que a inflação de 5,2% medida pelo IPCA do IBGE. O preço médio dos imóveis usados subiu ainda mais, chegando a 27,57%. “Mesmo que a demanda caia em um mês, no outro ou nos seguintes ela voltará a subir porque a oferta é reduzida diante do imenso déficit que acumulamos e que sustenta a elevação dos aluguéis e dos preços dos usados”, explica em nota José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP.

“Julho é mês de baixa na atividade imobiliária, quando a procura naturalmente diminui devido à fuga das famílias da Capital, mas a partir de agosto a tendência é que a demanda cresça”, avalia Viana Neto. Ele alinha entre os fatores desse crescimento a melhoria geral da Economia que sempre ocorre no segundo semestre e a manutenção dos financiamentos dos bancos. “Espera-se que a competição entre eles continue e que tenhamos nova rodada de baixa dos juros e ampliação dos prazos de financiamento”, conta o presidente do conselho.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas