Zap Móveis

Conheça a importância e o que fazer Instituto Butantã

imagem do instituto butantã
Spread the love

Um dos passeios mais bacanas para fazer em São Paulo é conhecer o Instituto Butantã, na zona oeste da capital paulista. O local tem uma bela área verde, pontos de visita, um aprendizado de história e biologia em todos os lugares de um jeito lúdico e próximo ao nosso dia a dia.

O parque no qual o instituto fica tem mais de 750 mil metros quadrados de área e se localiza no bairro do Butantã, ao lado da Cidade Universitária da USP, na zona oeste da cidade. Conta também com os museus Biológico, de Saúde Pública, Microbiologia e Histórico.

Conheça o Instituto Butantã 

Para entender a história do Instituto Butantã e sua importância, vamos voltar ao ano de 1898, quando São Paulo enfrentava um surto de peste bubônica, doença transmitida pela picada de pulgas, que havia aparecido no porto de Santos. Um laboratório foi construído no local para a elaboração de um soro contra a infecção.

Com o tempo, o médico Vital Brasil ampliou a área de atuação do Instituto Butantã e passou a produzir soro contra picada de cobras (o soro antiofídico) e desenvolver vacinas — medicamentos que ele produz até hoje. É a fabricação do soro que fez o Butantã ganhar notoriedade internacional, sendo uma das referências na área.

O Butantã também produz soro contra picada de aranhas e escorpiões, além de vacinas contra gripe, raiva, as trivalentes contra difteria, tétano e coqueluche, hepatite e, mais recentemente, a COVID-19. Atualmente, a vacina contra a dengue, desenvolvida pelo instituto, está em fase de testes.

O que fazer no Instituto Butantã

O passeio no Instituto Butantã acontece no Parque da Ciência. A entrada no parque é gratuita, e é necessário comprar ingresso somente para entrar nos museus. O ingresso é R$ 6 para adultos, e a entrada é gratuita para crianças até sete anos, idosos, pessoas com deficiência, professores e alunos de escola pública.

Com a compra do ingresso, a visita ao Instituto Butantã na parte dos museus está liberada. Para visitas escolares agendadas, o local oferece um serviço de agendamento, no qual também dá para realizar atividades nos museus Biológico e de Microbiologia.

imagem do instituto butanta

Museu Histórico

O Museu Histórico do Instituto Butantã tem equipamentos antigos, as primeiras embalagens dos soros e vacinas, que mostram como era o trabalho e o dia a dia dos primórdios da atenção à saúde no Brasil e em São Paulo. Ele funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Serpentário

É um dos pontos mais famosos: as espécies de cobras do Instituto Butantã fazem parte da fauna brasileira. Há tanto as peçonhentas, que produzem veneno e que são usadas na produção do soro antiofídico, e também espécies sem veneno. Seu funcionamento é de terça-feira a domingo, das 7h às 17h.

Museu de Microbiologia

Para quem quer conhecer o mundo minúsculo das bactérias e vírus, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantã é o lugar ideal. Modelos de micro-organismos e microscópios são a atração, que atiçam a curiosidade de crianças e adultos. Seu funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 16h45.

Boulevard

O Boulevard é uma área que se integra harmoniosamente com as estruturas do Instituto Butantã, com praças, jardins, passeios, mobiliário e iluminação que combinam com o local. Ele interliga os museus dentro do parque, e é uma opção muito gostosa para fazer caminhadas também.

Alameda das Cerejeiras

Este é um projeto dos colaboradores do local, que plantaram cerca de 120 mudas de cerejeira em algumas áreas do parque Instituto Butantã, que foram doadas pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), e que deverão florescer pela primeira vez no segundo semestre de 2023.

Reptário e macacário

No reptário, os visitantes vão encontrar espécies de lagartos e tartarugas. Já no macacário dá para ver macacos da espécie Rhesus, que vieram da Índia. Ambos os locais são também usados pelos pesquisadores nos estudos sobre biodiversidade, biologia e conservação.

Como chegar

Para chegar ao Instituto Butantã, quem vem de carro pode usar a Avenida Vital Brasil. O parque fica na altura do número 1500 e tem estacionamento próprio. Para quem vai de transporte público, a melhor alternativa é descer na estação Butantã da linha 4-amarela e andar cerca de 20 minutos até o local.

O parque do Instituto Butantã abre de terça-feira a domingo, das 7h às 17h. Como dissemos, a entrada é gratuita. Antes de planejar a visita aos museus, ligue para (11) 2627-9536 para conferir se estão funcionando ou estão temporariamente fechados para a organização de exposições.

Encontre os melhores imóveis no Butantã com a ajuda do ZAP Imóveis!

Visitar o Instituto Butantã é um passeio e tanto, e ele fica em um bairro com uma boa infraestrutura comercial, residencial e de transporte. Se você se interessou em se mudar para a região, use o site do ZAP Imóveis para encontrar casa ou apartamento para venda ou aluguel!

Os filtros de busca são bastante detalhados: do número de quartos às vagas de garagem, passando pela piscina, varanda gourmet, sala de ginástica e banheira, está tudo lá: acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas