O que devo saber sobre as Linhas de metrô no Rio de Janeiro?

Imagem de duas pessoas dentro do metrô
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O Metrô do Rio de Janeiro, conhecido como MetrôRio, está em segundo lugar na lista dos maiores do Brasil — depois apenas de São Paulo. Hoje em dia, as linhas de metrô no Rio de Janeiro possuem 41 estações em toda sua extensão.

O início do funcionamento do MetrôRio ocorreu em 1979. Desde então, há 43 anos, esse é um dos meios de transporte mais importantes para os cariocas, uma vez que mais de 800 mil pessoas utilizam o metrô diariamente.

Praticidade para cruzar o Rio de Janeiro

As linhas de metrô no Rio de Janeiro são Uruguai/General Osório; Pavuna — Botafogo / Coca-Cola (segunda à sexta); Pavuna — Estácio (sábados, domingos e feriados) e General Osório — Jardim Oceânico. Além de cruzar o Rio de Janeiro, as linhas são integradas com ônibus e trens.

Por conta da integração, é possível chegar a outros locais da cidade por onde as linhas de metrô não passam. Nas estações do metrô, os usuários encontram mapas das redondezas com dicas sobre percursos. Além disso, os colaboradores do MetrôRio são treinados para dar todo apoio a quem precisa.

No ano de 2022, a passagem do metrô do RJ custa R$ 6,50. Utilizando os cartões RioCard Mais, o valor pode variar de acordo com as integrações com ônibus. Mas é necessário ficar atento ao tempo para a integração tarifária, essas informações estão disponíveis no site do MetrôRio.

Para adquirir os bilhetes, é possível comprar o Cartão Unitário ou Giro nas estações. Outra opção é passar direto nas catracas, fazendo o pagamento por aproximação ou comprar o bilhete físico nas bilheterias.

Linha Laranja

A Linha Laranja do metrô no Rio de Janeiro é uma das mais movimentadas. Ela começou a funcionar em 1979, tendo a Carioca como umas das estações por onde passam mais usuários diariamente. É saindo dessa estação que os passageiros conseguem fazer integração com as barcas na Praça XV.

Aterro do Flamengo, Lapa, Praia de Copacabana, Cristo Redentor, Pão Açúcar e o centro histórico da cidade podem ser acessados por essa linha. Recentemente, os usuários passaram a contar com mais um benefício, fazer o trajeto Tijuca/Barra da Tijuca sem precisar fazer a baldeação na General Osório.

Linha Verde

A Linha Verde do metrô do RJ possui 26 estações, que começam na Pavuna e terminam em Botafogo. Sendo assim, por essa linha, é possível fazer o trajeto entre a Zona Norte (Pavuna) e a Zona Sul (Botafogo).

Com estações no centro do Rio de Janeiro, também é possível acessar a Lapa, a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar por meio dessa linha. Outro ponto turístico imperdível que pode ser acessado pela Linha Verde é o Estádio do Maracanã.

Linha Amarela

A Linha Amarela do metrô do RJ é responsável por conectar a estação General Osório (Zona Sul) à estação Jardim Oceânico (Barra da Tijuca/Zona Oeste). Sendo assim, por meio dessa linha, é possível acessar os bairros de São Conrado, Ipanema e Leblon.

Pela Linha Amarela podem circular mais de 300 mil usuários todos os dias, os quais têm acesso a paradas obrigatórias no Rio de Janeiro: Praia de Ipanema, Praia do Arpoador, Estátua de Tom Jobim, Parque Garota de Ipanema, Praia do Leblon, Museu do Flamengo e Praia da Barra da Tijuca.

Imagem de um grupo de pessoas dentro do metrô

Atenção aos horários

As linhas de metrô no Rio de Janeiro funcionam das 5h à 0h, de segunda até sábado, e das 7h às 23h, nos domingos e nos feriados. Geralmente, as estações ficam com maior número de usuários esperando um trem em horários de pico, como das 6h às 9h e das 18h às 20h.

Outro aspecto relevante sobre as linhas de metrô é o tempo de duração dos trajetos, que podem levar de 8 a 20 minutos. Já o intervalo entre um trem e outro nas estações é de cerca de cinco minutos. O destaque vai para as linhas com trechos compartilhados, onde o intervalo é de somente dois minutos.

Benefícios para usuários

Para usar as linhas de metrô no Rio de Janeiro, estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio, idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência, acompanhantes legalmente autorizados, doentes crônicos e acompanhantes autorizados não têm a passagem cobrada.

No MetrôRio, pegar um trem errado não é um problema. Para corrigir a rota, a primeira opção é descer na próxima estação e trocar de plataforma por meio da plataforma central. A segunda opção é acessar as escadas a fim de atravessar rumo a outra plataforma. Em todos os casos, não hesite em chamar um agente do metrô.

Metrô de superfície: alternativa e agilidade

O MetrôRio oferece também opções de modais via superfície. Sendo assim, o metrô na superfície no Rio de Janeiro é operado por meio de um serviço de ônibus, oferecido como um transporte do tipo público, desde 1997. Ele possui duas rotas de ônibus na capital e região, além de 20 paradas.

A área coberta pelo metrô de superfície abrange de Botafogo (estação Metrô Na Superfície/Terminal Botafogo, mais ao norte) até o Leblon (Estação Baixo Leblon, ao sul). Já ao oeste da cidade, o Terminal é o Gávea/Puc – Plataforma C, Gávea; ao leste, a estação é, mais uma vez, o Terminal Botafogo.

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