Parques em São Paulo: conheça 8 espaços para visitar na capital
A capital paulista é um lugar com atrações que podem agradar a todos os gostos. Se você procura espaços abertos e contato com a natureza, pode visitar alguns dos parques em São Paulo. A seguir, a Redação Zap separou oito sugestões. Confira!
1. Parque Ibirapuera
Considerado o mais famoso e um dos melhores parques de São Paulo, o Ibirapuera é um ponto de encontro para diversas pessoas. Localizado na Zona Sul da capital, ele conta com espaços para eventos culturais e para a prática de esportes. Para visitá-lo, é importante saber que ele abre às 5h da manhã e fecha às 23h.
Dentro do parque, é possível conhecer diversas atrações como o Museu da Arte Moderna, a OCA, a Bienal e o Museu de Arte Contemporânea. Cada um possui seu horário de funcionamento específico e por isso, vale checar no site do parque para saber quando visitar.
O Parque Ibirapuera também é famoso pela sua árvore de Natal gigante e pelos espetáculos temáticos de luzes do final de ano. O parque conta com oito entradas e estacionamento. Além disso, tem pontos para aluguel de bicicletas, parquinhos, quadras poliesportivas, biblioteca, museus e muito mais.
2. Parque Villa-Lobos
Localizado em Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é outro espaço verde superfamoso em São Paulo. Assim como o Ibirapuera, ele conta com pontos para aluguel de bicicletas, além de espaços para práticas esportivas. Lá também tem o belíssimo Orquidário Ruth Cardoso, com mais de 16 mil vasos.
Um dos lugares mais visitados do Villa-Lobos é a sua biblioteca. Nela, é possível fazer o empréstimo de livros e encontrar vários ambientes tranquilos para estudo. Também há um auditório para 300 pessoas, um café na parte externa e salas com obras temáticas. O parque funciona das 05h30 da manhã às 19h.
3. Parque da Água Branca
O Parque da Água Branca é um dos principais parques em São Paulo. Localizado na Avenida Francisco Matarazzo, é um espaço com a cara do interior no meio da capital paulista. Além do contato com a natureza, ele oferece atrações para todas as idades, como o Museu Geológico e o Aquário.
No parque, também é possível aproveitar os playgrounds infantis, a arena para eventos e o teatro. O Parque da Água Branca abre às 6h e fecha às 20h. Há um estacionamento para os visitantes, mas é pago de acordo com o tempo que o veículo fica.
4. Parque da Juventude
O Parque da Juventude é um dos lugares mais visitados na Zona Norte de São Paulo. O espaço era usado antigamente para abrigar o Carandiru, um dos maiores presídios de São Paulo. Posteriormente, foi transformado em um lugar para lazer, cultura e esporte que funciona das 06h da manhã às 19h.
O parque conta com dez quadras, pistas de skate e patins, e uma pista de cooper. Além disso, possui uma área de preservação da Mata Atlântica, o que aumentou a presença da fauna. O Parque da Juventude também abriga a ETEC e a Biblioteca de São Paulo, uma das principais da cidade.
5. Parque Ecológico do Tietê
O Parque Ecológico do Tietê, também conhecido como PET, é o quinto da nossa lista de parques em São Paulo. Ele é dividido em núcleos, sendo que o maior e mais conhecido é o núcleo Engenheiro Goulart, que fica no bairro de Vila Santo Henrique. Para visitar, saiba que ele funciona das 6h às 17h.
No parque, é possível aproveitar atrações como pistas de atletismo, quadras, ciclovias, campos e até mesmo um complexo aquático. Há também quiosques com churrasqueira e restaurantes para aproveitar durante o passeio. Um dos pontos altos do PET é o pedalinho, que pode divertir toda a família.
6. Parque da Independência
Pelo nome, você já pode perceber que o Parque da Independência tem profunda ligação com a história do Brasil. Localizado no Ipiranga, o parque representa o lugar onde Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em relação a Portugal. Nele, também está localizado o Museu do Ipiranga.
Há também a Casa do Grito, o Monumento da Independência e o Museu de Zoologia da USP. O parque conta com playground, pista de cooper, aparelhos de ginástica e áreas de lazer. Recentemente, o Parque da Independência foi revitalizado, por conta do bicentenário da independência, em 2022. Ele funciona das 05h da manhã às 20h.
7. Parque do Carmo
Procurando parques em São Paulo? Então o Parque do Carmo é uma boa opção. Além de espaços de prática esportiva e lazer, ele é a sede do Festival das Cerejeiras, um tradicional evento da cultura japonesa que serve para comemorar o florir da árvore-símbolo do país.
Localizado em Itaquera, o parque funciona das 5h30 às 20h. Além do Festival, ele conta com outras atrações, como o Viveiro Arthur Etzel e o Planetário Municipal do Carmo. Em algumas áreas, também é possível aproveitar aulas gratuitas de diversas modalidades.
8. Parque Jardim da Luz
Localizado próximo ao tradicional Bom Retiro, o Parque Jardim da Luz é o mais antigo da cidade, tendo sido criado em 1798. Inicialmente, ele foi aberto ao público em 1825 como um Jardim Botânico e se tornou o primeiro espaço de lazer aberto na capital paulista. Ele funciona das 06h da manhã até as 18h.
Além de coretos, o Parque Jardim da Luz conta com espaços para prática esportiva e uma exposição permanente de esculturas. Também tem um aquário subterrâneo, que oferece uma experiência superdiferente para os visitantes. O parque fica ao lado da Pinacoteca de São Paulo, facilitando o acesso ao museu.
Encontre imóveis em São Paulo com o Zap Imóveis!
Viu só? Existem vários parques em São Paulo para aproveitar durante a rotina. Aproveite que está conferindo este conteúdo e conheça todos os imóveis disponíveis na capital paulista com o Zap Imóveis. Por meio dos nossos filtros, fica muito mais fácil encontrar o lar ideal.