Zap Móveis

Pontos turísticos Espirito Santo: 6 lugares para conhecer

pontos turisticos espirito santo
Spread the love

Localizado na região Sudeste, o Espírito Santo é um ótimo estado para ficar perto de áreas naturais. Com mais de 3 milhões de habitantes, a região abriga várias opções de lazer. Quer conhecer os pontos turísticos do Espírito Santo? Confira mais detalhes a seguir!

1. Palácio Anchieta

Na capital Vitória, o Palácio Anchieta é um pedaço da história do estado e um dos pontos turísticos do Espírito Santo. Ele fica bem no centro da cidade e possui uma belíssima arquitetura. Antigamente, era o Colégio São Tiago, mas se tornou a sede do governo estadual.

Além de tirar fotos na fachada deslumbrante do prédio, você pode visitá-lo e conhecer mais detalhes sobre o interior dele. É uma atração gratuita, que abre às 9h e fecha às 17h (de segunda a sexta-feira) ou às 16h (em finais de semana e feriados).

2. Terceira Ponte

A Terceira Ponte é uma construção de tirar o fôlego. Ela conecta a capital com a cidade de Vila Velha e foi erguida em cima da Baía de Vitória. O principal atrativo dela é a vista, de onde dá para enxergar alguns dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.

Além de ser um dos cartões-postais do estado, essa ponte tem grande importância, por conectar os dois municípios. Por isso, ela vem sendo ampliada com obras que visam a uma ciclovia e mais segurança para quem a atravessa. Bem próximo à Terceira Ponte, está o Shopping Vitória, um dos principais da capital.

pontos turísticos espirito santo - imagem de terceira ponto do ES

3. Parque Estadual da Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo e fica na cidade de Domingos Martins. Nele, você pode fazer visitas autoguiadas para conhecer mirantes, piscinas naturais, animais silvestres, vegetação e formações rochosas. Há dois circuitos: parcial (com cerca de 1 km e duração de 40 a 60 minutos) e completo (com cerca de 3,5 km e duração de 2 a 3h).

Outra atração do lugar é a escalada até o topo da Pedra Azul, que tem 1.822 m de altitude e dá nome ao parque. Tanto a visita quanto a escalada devem ser agendadas separadamente, no site do local. A entrada é gratuita, porém tem o limite diário de 150 pessoas.

Os horários de entrada são: manhã (8h, 9h, 10h e 11h) e tarde (13h). Só é permitida a entrada nas trilhas até as 14h. Para cada horário, são permitidas apenas 30 pessoas. Para a escalada, o acesso funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 8h, com limite diário de 21 pessoas (7 para cada horário).

4. Curva da Jurema

Não se pode falar dos pontos turísticos do Espírito Santo sem lembrar as praias, não é mesmo? A Curva da Jurema é uma das principais atrações de Vitória. Localizada no bairro Ilha do Boi, ela possui um mar de águas frias e calmas com uma faixa de areia perfeita para caminhadas.

Além de curtir a natureza e descansar por lá, é possível praticar stand-up paddle ou passear em um veleiro. A praia tem diversos quiosques e serviços que tornam sua visita ainda mais agradável, como o Kiosque do Alemão, que serve pratos da culinária capixaba. 

5. Praça dos Namorados

Localizada na Praia do Canto, em Vitória, a Praça dos Namorados é o lugar perfeito para todas as idades. Por lá, há parquinho, pista de skate, quadras esportivas, área para patinação e muito mais. Tudo isso fica em meio a um espaço arborizado.

Nos finais de semana, esse local ainda recebe uma feira de artesanato e alimentos, das 16h às 22h. A Praça dos Namorados está ligada à Praça dos Desejos e à Praça da Ciência. Essa última tem brinquedos educativos, por isso é perfeita para levar a criançada. 

6. Convento da Penha

Para fechar a lista de pontos turísticos do Espírito Santo, o ZAP trouxe o Convento da Penha. Localizado em Vila Velha, ele está a 154 m de altitude e foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943. 

O Convento tem museu, sala dos milagres, campinho (onde acontecem as principais celebrações religiosas), entre outros espaços. Além disso, há uma vasta vegetação e a presença de animais silvestres. Para visitar o santuário, o horário de funcionamento vai das 6h às 17h, de segunda-feira a sábado, e das 4h às 17h, aos domingos. 

Também há a possibilidade de participar das missas do Convento da Penha. Elas acontecem de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 7h, 9h, 11h e 15h. De sábado às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Por fim, aos domingos, às 5h, 7h, 11h, 14h e 16h. No campinho, há a Missa da Saúde, toda quarta-feira às 15h, e a Missa de Domingo, às 9h.

No ZAP têm imóveis no Espírito Santo!

Pronto! Agora, você já conhece seis lugares para visitar morando no Espírito Santo. Está em busca do seu imóvel nesse estado? O ZAP Imóveis ajuda! Confira as opções no site e conte com filtros exclusivos, como imóveis com piscina, em condomínio e muito mais. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas