Zap Móveis

Guia do sofá: Saiba como cuidar do móvel e usá-lo na decoração

Sofá no salão de Milão
Spread the love

O sofá é uma peça importante na decoração da sala de estar. Ele precisa ser confortável, durável, ter um tamanho adequado e também combinar com o ambiente. A Revista do Zap preparou um guia sobre como escolher o melhor sofá para a sua sala, além de dicas de como limpá-lo e torná-lo mais durável. Confira abaixo!

 

Sofá de canto na decoração

Sofá de canto em módulos e sem encosto deixa ambiente amplo e moderno (Foto: Shutterstock)

+ Faça uma cuba para pia com tigela de pipoca. Assista ao vídeo

+ Decoração com baú deixa ambiente charmoso e funcional

O sofá é um móvel que não se troca com recorrência, por isso, antes de adquirir um novo é necessário avaliar alguns quesitos para não se arrepender após a compra. Escolher onde posicionar a peça é o primeiro passo.
Saiba o que levar em consideração antes de escolher o sofá para sala.

Que tal otimizar o espaço e deixar o ambiente mais charmoso com um sofá de canto? Ele une estas duas funções e  é uma ótima alternativa na decoração. Ambientes mais amplos podem receber peças em cores mais escuras. Já para as salas mais compactas, são recomendadas as opções claras e neutras com encosto mais baixo, pois criam um ambiente confortável.

sofá-de-canto

Sofá de canto ajuda a otimizar o espaço

O sofá de couro deixa o ambiente mais elegante e é um item muito durável. Mas poucas pessoas sabem como preservar o sofá de couro para que o material não desgaste ao longo do tempo. É preciso manter o couro bem hidratado e conservado de forma correta.

A peça pode ter uma outra função, principalmente em ambientes pequenos, como apartamentos com metragens reduzidas e kitnets. São nestes espaços que surge uma peça versátil: o sofá-cama. Mesmo com pouco espaço, existem opções diferentes que podem ser usadas na decoração e deixar o ambiente mais bonito e criativo. Saiba como escolher o sofá-cama.

Sofá-cama

Este sofá cama é uma peça diferente que pode dar estilo ao ambiente pequeno (Foto: Divulgação/Magazine Luiza)

Existem sofás à venda em lojas de luxo na cidade de São Paulo que custam o preço de um automóvel.  A qualidade dos materiais, a ergonomia e o nome de quem assina a peça são alguns dos elementos que determinam este valor. Veja quais são as 3 peças com valores de carros populares.

Se você quer economizar e deixar o ambiente com um ar mais rústico, que tal investir em um sofá de pallet? A peça tem um baixo custo e você mesmo pode pode produzi-la. Ela pode ser usada na sala, na varanda e até no home-office. Assista ao vídeo e veja como fazer um sofá de pallet.

Acessórios como porta-controle e porta-copos tornam o programa na TV ainda melhor. Veja outros itens que podem deixar o sofá com conforto de primeira classe.

Nem só de aparência vive um sofá. A peça acumula poeira e sujeira, principalmente em casas com crianças e pets. Por isso, é necessário que ele seja limpo corretamente. Veja qual a periodicidade que este móvel e outros itens da sala precisam de limpeza.

Existem duas técnicas de estofamento que estão em evidência, o botonê e o capitonê. Elas foram muito utilizadas durante meados do século 20 e têm visual semelhante. Entenda o que é e inspire-se.

Uma peça tão tradicional como o sofá surgiu renovado com aparatos tecnológicos. Ele conta com entrada USB, carregador para iPhone e kit de áudio com tecnologia bluetooth. Veja como são os móveis inteligentes.

+ Veja dicas para inovar e decorar a sala sem sofá

+ Saiba como deixar a cozinha bonita e funcional

+ Acerte na escolha da torneira para sua casa

+ Cozinha gourmet – projetos priorizam praticidade e espaços aconchegantes

+ Coifa, exaustor ou depurador? Saiba escolher o melhor equipamento para sua cozinha

+ Saiba como acertar na decoração de cozinha

+ Veja 13 dicas para mudar a cara do azulejo da sua casa

+ Veja como deixar a cozinha planejada ainda mais prática

+ Saiba como acertar na decoração de cozinha

+ Saiba usar pastilhas além do banheiro e da cozinha

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas