Tinta lousa entra em cena na decoração de ambientes residenciais


Tinta lousa é bastante utilizada na cozinha para anotar receitas, cardápios e recados da casa (Foto: Shutterstock)
A tinta lousa ou quadro negro, sempre comum em salas de aula, agora também serve como decoração e cada vez mais invade as casas das pessoas que querem um ambiente diferente e inovador. Versátil, pode aparecer em salas, cozinhas, quartos e terraços.
+ Como fazer uma horta de temperos na cozinha? Veja dicas
+ Saiba como deixar sua cozinha pronta para receber as visitas
“Sabendo usar a lousa se encaixa em qualquer ambiente. Só não gosto muito do efeito no banheiro, pois acho que este ambiente pede cor mais clara e visual mais limpo. Mas em lavabos ela pode cair bem”, define Natália.
Na opinião da arquiteta Natália Shinagawa, as lousas são ótimos elementos de decoração pelo efeito de parede escura e também pela sua funcionalidade. Nela, é possível desenhar, anotar recados, escrever frases, fazer listas de casa, entre outras funções. E o melhor, tudo pode ser apagado rapidamente.
A tinta lousa, mais conhecida nas cores verde e preta, já pode ser encontrada também em azul, rosa e amarelo. Além da tinta especial, o material pode ser adquirido também em forma de quadro, que pode ser fixado em qualquer parede.

A lousa pode ser inserida na decoração também em forma de quadro fixada na parede (Foto: Shutterstock)
Evelyn Luci, arquiteta, diz que as lousas podem ser aplicadas em caixas, tampos de mesas de madeira, geladeira, paredes ou armários. “Hoje elas são grandes aliadas para uma decoração, deixando o ambiente mais divertido e que podem ser mudados com frequência”, complementa.
Como a ideia da tinta lousa utilizada é relativamente nova, é mais procurada por jovens e pessoas mais descoladas, e cai bem em decorações descontraídas e em ambientes menos formais, além de dar um visual moderno, segundo Natália.
Evelyn lembra que, antes da aplicação da tinta lousa, é importante saber se alguém da casa tem alergia ao pó de giz.
Abaixo, veja algumas dicas das arquitetas ouvidas pelo ZAP:
1 – Natália mostra um projeto de quarto de menina utilizando três tons nas paredes. Uma com papel de parede listrada, uma lisa e outra com a tinta lousa. Essa ideia se encaixa bem para crianças pequenas, que podem aproveitar para rabiscar a vontade.

Parede com tinta lousa tira a preocupação dos pais com paredes rabiscadas (Imagem: Natália Shinagawa / arquiteturainteriores.com)
2 – Já para um quarto de um adolescente, fica legal uma parede de lousa principalmente para estudar, na opinião de Evelyn.

Parte da parede do quarto pode ser pintada com a tinta lousa para ajudar nos estudos (Foto: Shutterstock)
3 – Para a cozinha, Evelyn sugere a aplicação da tinta lousa na parede acima do fogão. Para a arquiteta, é uma ótima opção para anotar os cardápios da semana. Outra forma é usar o efeito da tinta lousa na geladeira antiga, que pode dar um visual diferente e moderno.

Na cozinha, a lousa cai bem e fica bonita com cores mais claras (Foto: Thinkstock)
4 – Na sala, na opinião de Evelyn, não pode ter medo de ousar. A arquiteta sugere um mix na parede, utilizando tijolos aparentes com a tinta lousa, onde pode-se escrever recados, joguinhos, dizeres e o que imaginar.
5 – Outra ideia projetada por Natália é para a área do terraço. Utilizando um painel de madeira para a TV em uma parede, revestimento de ladrilho em outra e um quadro de lousa o ambiente fica mais descontraído.

Terraço pode ficar com uma decoração descontraída com a aplicação da tinta lousa (Imagem: Natália Shinagawa / arquiteturainteriores.com)
+ Férias requerem cuidados com crianças nos prédios residenciais
+ Saiba como organizar roupas e objetos masculinos no armário
+ Veja 10 dicas de Feng Shui para deixar a casa mais harmônica
+ Veja como o seu signo pode interferir na decoração da casa
+ Saiba como deixar a cozinha bonita e funcional
+ Coifa, exaustor ou depurador? Saiba escolher o melhor equipamento para sua cozinha
+ Saiba como acertar na decoração de cozinha
+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.