Zap Móveis

Índice FipeZAP aponta queda no preço da locação em abril

Spread the love

Segundo o relatório deste mês divulgado pelo índice FipeZAP, os preços de locação registraram queda de 0,22% na passagem do terceiro para o quarto mês do ano. Esse resultado mostra queda nominal em 11 dos últimos 12 meses e acumula variação negativa de 4,80% nesse período. Trata-se de um recorde negativo para a série histórica (cujo início se dá em 2009).

+ Conte aqui o que você quer ver no ZAP em Casa

+ Cadastre-se aqui e fique por dentro das últimas notícias

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para os mesmos meses atingiu 9,28%. Dessa maneira, entre abril de 2015 e abril de 2016 o índice de locação mostrou queda real de 12,88%.

Todas as cidades brasileiras que compõem o índice registraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Santos e Distrito Federal exibiram queda nominal de preços.

sao-paulo

São Paulo foi uma das cidades que apresentou queda nominal (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O preço médio anunciado para locação por m² nas 11 cidades pesquisadas em abril deste ano foi de R$ 30,86/mês.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para os contratos fechados em abril de 2016 . Normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/ Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção.

Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento. Em abril, o retorno médio anualizado com aluguel foi de 4,6%.

+ Preços dos imóveis devem se estabilizar em 2016

+ Pelo segundo mês consecutivo o preço médio do m² se mantém estável

+ Saiba como usar o fundo imobiliário

+ Caixa promove o 12º feirão da casa própria

+ Preço médio da locação tem queda entre fevereiro e março

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas