Zap Móveis

Entenda quais são os principais índices do mercado imobiliário

Homem mexendo no celular e no notebookl
Spread the love

Você sabe o significado dos principais índices do mercado imobiliário? Além de terem impacto na economia do país, eles também são muito importantes para quem deseja alugar, comprar ou vender imóveis, afinal podem indicar boas oportunidades de negociação ou detalhar informações relevantes sobre os empreendimentos.

Para ajudá-lo a entender melhor esse assunto, selecionamos, a seguir, alguns índices do mercado imobiliário que você pode levar em consideração se está em busca de uma nova casa ou pretende se desfazer de um imóvel. Venha com a ZAP Imóveis e saiba mais!

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS, é um dos termos mais famosos entre as pessoas, já que está relacionado ao benefício que todo trabalhador com emprego registrado tem direito de receber. 

Em relação ao mercado imobiliário, o FGTS é importante em determinados casos de compra de imóvel. Isso porque é comum que os funcionários que possuem grande tempo de contribuição utilizem o saldo do FGTS para financiar ou até mesmo comprar uma casa própria.

ITBI 

Já o ITBI, sigla que significa Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, é um imposto municipal o qual atua sobre os bens imóveis e os principais direitos relacionados a eles. Vale ressaltar que é dever dos municípios fazer alterações no imposto se houver necessidade.

Uma dica para quem deseja comprar um imóvel é conhecer o ITBI, já que ele decai sobre o valor cobrado na transferência da escritura, responsabilidade do novo titular.

SBPE

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, ou simplesmente SBPE, funciona como um tipo de facilitador de financiamento. Ele prevê uma quitação de 35 anos, não tem limite de renda e é oferecido pela Caixa Econômica Federal. 

O SBPE é uma carta de crédito que, para tornar mais fácil a aquisição de um imóvel por parte dos clientes, utiliza recursos próprios, como cadernetas de poupança de instituições bancárias, fazendo com que parte delas seja destinada ao crédito imobiliário.

SFH

Já o SFH, sigla para Sistema Financeiro de Habitação, é um dos índices do mercado imobiliário que também pode servir como opção para quem deseja fazer um financiamento. 

Suas principais fontes de renda são o FGTS e a caderneta de poupança. Com o SFH, operado pela Caixa Econômica Federal, os compradores conseguem financiar até 50% do valor total do imóvel que desejam adquirir. 

INCC

Pessoas usando computador em escritório

O Índice Nacional de Custo de Construção, ou INCC, é uma taxa calculada todos os meses pela Fundação Getúlio Vargas. Ele serve para medir a oscilação de preços de insumos ou produtos que podem ser utilizados em construções ou projetos de empreendimentos habitacionais.

O INCC ainda funciona para corrigir o valor final e as parcelas de contratos de imóveis que ainda estão na fase de construção, uma vez que ele atinge, de forma direta, os orçamentos.

RI

O RI, por sua vez, é o Registro de Incorporação, documento em que constam as características de determinado projeto de habitação. Esse é um dos índices do mercado imobiliário de mais importância para o comprador, pois é proibida a venda de um imóvel sem que exista esse documento.

Com ele, é possível conferir detalhes sobre as condições da construção, o memorial descritivo, a forma como os cômodos podem ser distribuídos, entre outras informações relacionadas ao empreendimento.

TR

A Taxa Referencial, também conhecida como TR, é divulgada pelo Banco Central do Brasil a cada mês e serve como referência para as políticas de juros feitas pelos bancos. Ela ajuda a calcular o rendimento de diversos tipos de investimentos, incluindo os imobiliários.

Essa taxa funciona como uma excelente forma de medir a situação econômica do país e foi criada para evitar o aumento da inflação. A TR tem, como base, dados financeiros dos 30 maiores bancos do Brasil.

SAC

Sigla para Sistema de Amortização Constante, o SAC é uma das alternativas mais utilizadas para financiamentos imobiliários. Esse modelo tem a amortização como base, ou seja, acabar com uma dívida por meio de prestações que possuem o mesmo valor.

Na prática, isso significa que o SAC permite que o reembolso do financiamento de um imóvel seja feito com o pagamento de parcelas iguais ao longo de todo o processo de quitação.

Taxa Selic

A taxa Selic é um dos mais importantes índices do mercado imobiliário, já que é usada por bancos e vários setores do comércio. Ela funciona como base para o cálculo de outras taxas de juros em cobranças.  

Para possíveis compradores de imóveis, quando a taxa Selic está em alta, o financiamento torna-se mais difícil, já que os juros tendem a aumentar. Além disso, ela deixa a distribuição de crédito mais cara. Por outro lado, quando está em baixa, a Selic pode ser um ótimo indicativo de oportunidade de compra.

Saiba mais sobre mercado imobiliário no blog do ZAP Imóveis!

Que tal conferir ainda mais informações sobre o assunto? Acompanhe o blog do ZAP Imóveis para ter mais atualizações relacionadas aos índices do mercado imobiliário, aos processos de compra e venda e a muito mais. Navegue pelos nossos conteúdos e aproveite!

+ Dicas para quem quer comprar um imóvel antes dos 30 anos

Conheça o índice FipeZAP:


+ Primeiro imóvel: veja o que é importante na hora de comprar

+ Saiba como fazer um financiamento e até quanto pode pagar

+ Veja as dúvidas mais comuns sobre distrato imobiliário

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas