Zap Móveis

Kitnet pequena: dicas de decoração

Kitnet pequena
Spread the love

Para quem não precisa de um imóvel de grandes dimensões ou não tem como bancar algo mais espaçoso, a kitnet é uma solução para quem ainda assim deseja ter seu próprio cantinho. Este tipo de apartamento costuma ser um lar mais funcional com, no máximo, 50 m² e tem como característica o baixo custo e praticidade com manutenção. A decoração merece atenção especial porque todo espaço deve ser aproveitado na kitnet pequena, seja quando se tem um morador ou dois. 

A kitnet tem normalmente três ambientes, sendo sala/quarto, cozinha/lavanderia e banheiro. “Uma característica recorrente nesse imóvel é a divisão de sala e cozinha feita por um balcão, que tem integração de cômodos em um espaço reduzido. É um lar mais funcional”, explica a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura. 

Um balcão comumente faz a divisão entre a cozinha e a sala da kitnet pequena
Um balcão comumente faz a divisão entre a cozinha e a sala da kitnet pequena

Como a kitnet é pequena, decoração e aproveitamento dos espaços devem ser aliados na otimização. “Optar por móveis que possam executar mais de uma função é um primeiro passo bacana. Usar mesas e camas retráteis são boas escolhas que ajudam a ganhar espaço, mas cama com gavetões embaixo ou cama box baú também são soluções para organizar travesseiros, cobertores e roupas de cama. Ainda existem puffs baús para receber amigos para sentar e, ao mesmo tempo, guardar livros”, detalha Danielle Dantas, arquiteta do mesmo escritório.

Alguns recursos também podem ser usados para ampliar a sensação de espaço da kitnet pequena. “Espelhos trazem amplitude e profundidade e são bem-vindos, assim como cores claras na base e nos móveis maiores, além de uma iluminação bem pensada. Cortinas claras, lisas e com transparência, além de paredes e portas na mesma cor, são truques que ampliam os ambientes. Quanto menos recortados visualmente os espaços, mais amplos serão, nisso a monocromia ajuda”, orienta Paula. Ela ainda reforça que os móveis devem ser proporcionais ao ambiente, evitando peças enormes que atravanquem a circulação.

Projeto de marcenaria sob medida é ideal para garantir melhor aproveitamento do espaço
Projeto de marcenaria sob medida é ideal para garantir melhor aproveitamento do espaço

Apesar de a kitnet pequena ser bastante procurada para quem vai morar sozinho, o desafio de decorar é ainda maior quando se tem dois moradores. “Nesses casos, o projeto de marcenaria sob medida é fundamental para uma casa organizada e bem dividida para cada morador. Evitar acumular supérfluos, desapegando do que não for necessário, é importante. Espelhos, transparências, cores claras e neutras são uma base importante para trazer amplitude, mas colocar detalhes de cores mais vibrantes em almofadas e vasos trarão a personalidade de cada morador de forma equilibrada”, conclui Danielle.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas