Zap Móveis

Lareiras para deixar os ambientes mais quentinhos e aconchegantes

Spread the love

Projeto de Maurício Nóbrega

Projeto de Maurício Nóbrega

Rio de Janeiro – A temperatura começa a cair e algumas pessoas já começam a sonhar com uma lareira, nem que seja para dar aquele charme a mais ao ambiente. Em lugares mais frios, principalmente perto do verde, elas são perfeitas. E há lareiras de variados estilos e tamanhos, inclusive modelos pré-fabricados. Tudo vai depender do espaço disponível e da decoração que se deseja.

No projeto da sala de estar de 35 metros quadrados de uma casa em Petrópolis, o arquiteto Maurício Nóbrega, inseriu uma lareira numa parede de tijolos maciços de demolição. Para tornar o espaço ainda mais propício às reuniões de família e amigos, uma TV de plasma foi instalada acima do local onde se acende o fogo.
“No projeto, optei por uma lareira disfarçada. Ela e a televisão, na mesma parede, são os elementos centrais da sala. A chaminé de cobre complementa o conjunto”, explica o arquiteto.

No projeto de Giovanni Cariello para uma casa em Itaipava, a lareira também assume o lugar de destaque da sala de estilo rústico e contemporâneo. Sua base foi feita com concreto armado e a coifa, com cobre martelado. De acordo com o arquiteto, o tamanho da lareira deve ser proporcional ao ambiente. Ou seja, quanto maior for o espaço, maior poderá ser a lareira.

Lareira instalada pela Chauffage

Lareira instalada pela Chauffage

O arquiteto Garbo Geszti, da Chauffage, loja especializada em lareiras, lembra que alguns cuidados são necessários na hora de instalar a peça na casa. A parede deve ser revestida com material refratário e a chaminé precisa estar protegida para que não entre em contato com vigas ou madeira. Pois, do contrário, ela pode chamuscar ou mesmo incendiar a casa. Além disso, Geszti aconselha o uso de telas de proteção para impedir a passagem de fagulhas no ambiente, o que pode também causar acidentes.

Mas não é apenas a lareira que requer cuidados para um bom funcionamento. A lenha também deve estar bem conservada. Deixá-la ao relento, por exemplo, é desaconselhável. A melhor solução é fazer um nicho para a lenha perto da própria lareira: enriquece a decoração e protege a madeira da umidade. Outra solução é usar um porta-lenhas – em algumas lojas, podem ser encontrados belos modelos, em forma de balde estilizado, por exemplo.

LEIA MAIS:

CANTINHOS ESPECIAIS PARA GUARDAR E SABOREAR VINHOS

ARQUITETURA TERÁ DE RESGATAR RECURSOS DO PASSADO, PARA GARANTIR CONFORTO TÉRMICO

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas