Zap Móveis

Livros em casa devem ser acessíveis para estimular a leitura

Livros em casa - Foto: Carlos Piratininga
Spread the love

Uma estante ou uma prateleira cheia de livros em casa pode dar um ar intelectual ao ambiente, mas eles não precisam ficar somente acumulando poeira, sem utilidade. O ideal é que estejam acessíveis, ao alcance das mãos, para estimular a leitura. É possível aliar essa funcionalidade à organização e à decoração dos ambientes. 

A arquiteta Cristiane Schiavoni explica que objetos colocados em locais altos acabam esquecidos. “A posição influencia muito o uso. O raciocínio é facilitar o alcance dos livros em casa. Deixá-los na altura dos olhos é o ideal, mas nem sempre é possível. Então pode ser no aparador da sala, ao lado do sofá, por exemplo, que fica no campo de visão”. 

Para a profissional, o local onde colocar tem muita relação com o modo de vida dos moradores. Tem gente, diz ela, que prefere reunir tudo em um escritório. Mas qualquer ambiente pode ter livros em casa. 

Livros em casa – Foto: Carlos Piratininga

“Se uma criança usa muito o quarto para brincar, eu deixaria livros lá. Se as pessoas estão sempre na sala, no sofá, teria uma estante na sala com os livros. E até na cozinha, você pode deixar os livros de receita de forma a ter fácil acesso”.  

Como aliar os livros em casa à decoração 

Segundo a arquiteta Pati Cillo, livros podem fazer parte de qualquer estilo. Em alguns casos, é interessante que fiquem mais visíveis no ambiente, para compor a decoração. Em outras situações, podem ficar fora do contexto e devem ser colocados em cantos mais discretos, mas sempre com fácil acesso.  

“Deixar os livros à vista e organizados por temas é muito interessante para que sejam usados sempre. Os mais bonitos podem ser colocados no living, como decoração. Nas mesas de centro ou laterais também ficam ótimos e ajudam na decoração. Já os mais técnicos, se a pessoa não quiser mostrar, podem ficar até em espaços fechados, mas de uma maneira que seja fácil a utilização”, afirma a arquiteta. 

Livros no canto inferior esquerdo fazendo parte da decoração e em um local de fácil acesso para quem desejar ler – foto: Carlos Piratininga

Pati destaca que ter livros em casa, em vários lugares, não é ruim para a decoração e isso vai depender do gosto dos moradores. Ela cita, por exemplo, temas como culinária para a cozinha, frases para lavabos e banheiros, livros de fotos para decoração de mesas de centro e laterais. 

“Eu amo e tenho livros até no banheiro para uma leitura rápida. O ideal é escolher livros agradáveis para cada ambiente. Aconselho também a ter um espaço em cada quarto para leitura diária, até para incentivar o hábito”.

Leia também

+ Busca por imóveis aquece durante período mais crítico da pandemia

+ Preço de venda residencial abre 2º trimestre com alta de 0,30% em abril

+ 9 livros sobre organização que você precisa ler

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas