Zap Móveis

Louças sanitárias também refletem personalidade do morador

Spread the love

O branco toma conta da maioria dos banheiros quando o assunto é louça sanitária. Mas não foi sempre assim: casas mais antigas possuem vasos e pias marrons, verdes e amarelos. Atualmente, há quem goste de variar, colocar outros tons, como o preto, por exemplo. Seja qual for a cor, a escolha das louças sanitárias pode dar personalidade ao banheiro.

Leia também

+ Molduras para quadros: quais escolher?

+ Conheça a diferença entre móveis planejados, sob medida, modulados e seriados

+ Qual a TV ideal para a sua sala

“A melhor maneira de manter o ambiente leve e atemporal é utilizando a louça branca. No entanto, atualmente, temos variadas opções de acabamento, como o preto, o marrom e o cinza, que são capazes de trazer a mesma versatilidade para um ambiente despojado e com mais personalidade”, opina a arquiteta Fernanda Okuyama.

As louças sanitárias brancas também são mais utilizadas pela manutenção simplificada, já que demonstram mais resíduos, o que facilita a identificação para a limpeza, explica o arquiteto João Daniel. “Porém, as louças coloridas não parecem mais as antigas, porque possuem um acabamento diferenciado, acetinado ou metalizado, passando pelas estampas digitais que as personalizam”. 

As louças sanitárias brancas dão cada vez mais espaço para as coloridas
As louças sanitárias brancas dão cada vez mais espaço para as coloridas

Como escolher as cores das louças sanitárias 

Fernanda diz que a escolha é bastante pessoal e hoje as pessoas estão mais abertas para outras opções. Um ambiente claro e neutro, pede o branco, já banheiros mais ousados podem receber acabamentos diferentes, diz ela. 

“As louças sanitárias podem ser tanto protagonistas, quanto sumir no ambiente. Por exemplo, ambientes com acabamentos mais claros podem receber louças escuras, se a intenção for destacar as peças, se elas tiverem um design diferente”, pondera. 

João ressalta que a tecnologia atual permite que sejam produzidas diversas cores e matizes para as louças, e as escolhas devem levar em consideração o perfil estético planejado para aquele ambiente. 

“Não há necessidade de serem conjuntinhos. Podemos utilizar uma cuba cinza com uma bacia branca, em um lavabo que tem por revestimentos um mármore carrara, formando uma combinação semelhante. Ou louças marrons sobre o mármore travertino romano, propondo um contraste”. 

E quando usar o preto?

O preto fica melhor quando há uma proposta mais moderna, acredita João. “Não é sempre que conseguimos aplicá-lo dentro de uma proposta clássica, por exemplo. Eu adoro louças pretas, na maioria das vezes em lavabos, onde podemos ousar mais”.

O preto é ideal para uma proposta mais moderna
O preto é ideal para uma proposta mais moderna

Para Fernanda, o preto fica mais bonito quando inserido num ambiente com conceito mais dramático. “Como uma iluminação mais cênica e acabamentos mais escuros”.

Leia mais

+ Qual a melhor forma de pintar portas e rodapés

+ Passo a passo para montar uma mesa posta

+ Deixe sua casa mais bonita escolhendo a cerâmica ideal para cada ambiente

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas