Zap Móveis

Lustre para sua casa. Conheça os tipos para cada ambiente

Spread the love

O lustre, também chamado popularmente hoje em dia de pendente decorativo, vem conquistando mais espaço e de forma mais criativa, não apenas para as mesas de jantar, como era seu uso habitual.

Luminárias da marca Taschibra. Parte delas feitas de silicone e, por isso, são dobráveis e ajustáveis ao gosto do morador

Luminárias da marca Taschibra. Parte delas feitas de silicone e, por isso, são dobráveis e ajustáveis ao gosto do morador

Rúbia acredita que para tudo na decoração valem o gosto e as referências do próprio cliente, além de certa ousadia. “Na criação de um projeto, um lustre ou qualquer outro objeto pode ser usado até em um banheiro, desde que ele conte uma história ali”, ressalta.

+ Entenda a regra das bandeiras tarifárias na conta de luz

+ Confira os direitos do consumidor no caso de falta de luz

+ Fitas de LED dão mais charme e conforto à decoração

Para a arquiteta Adriana Victorelli, os lustres têm de conversar com o layout dos ambientes e, a partir dele, se desenvolve a iluminação. Segundo ela, pendentes só devem ser usados se houver pé direito alto ou onde não houver circulação, como sobre uma mesa, criado-mudo ou bancada.

“Os plafons são usados de forma mais geral para iluminar o ambiente como um todo, conferindo funcionalidade. O abajur, por sua vez, é uma iluminação mais intimista”, explica.

Veja dicas de lustre para canta canto da sua casa:

QUARTO – Segundo a designer de interiores Rúbia Vieira, podemos usá-lo em cima do criado-mudo da cama, podendo ser grande, médio ou pequeno, de acordo com o que combinar com o estilo do quarto.

Os balizadores são interessantes para serem usados na circulação entre os quartos, por exemplo, para iluminar o chão. Para o quarto, a sugestão são: arandela, abajur e pendentes, mas sempre com circuito individual.

Para o quarto o circuito deve ser individual. Para cada pessoa poder ter acesso à luz sem causar incômodo (Foto: ShutterStock)

Para o quarto o circuito deve ser individual. Para cada pessoa poder ter acesso à luz sem causar incômodo (Foto: ShutterStock)

QUARTO DO BEBÊ – Uma ideia diferente é no quarto de bebê, fazendo a função de abajur acima da poltrona de amamentação. Os lustres em quarto de criança devem ter também um dimmer para controlar a luminosidade.

SALA – Para a sala, tudo vai depender do uso. Não pode, por exemplo, ter uma luz dicroica em cima do sofá, elas devem ficar mais próximas dos destaques.

Projeto de iluminação bem feito traz conforto aos ambientes da casa (Foto: projeto de Liliana Zenaro)

Projeto de iluminação bem feito traz conforto aos ambientes da casa (Foto: projeto de Liliana Zenaro)

COZINHA – É possível usar acima das bancadas de cozinhas abertas para a sala, mesmo com outro pendente na mesa de jantar logo à frente, como explica Rúbia.  A cozinha, na opinião de Adriana, deve ter iluminação mais eficaz. “Se for só no centro, vai fazer sombra e não é legal. O ideal é ter iluminação na base do armário ou na bancada”, diz.

BANHEIRO – “Um espelho para a maquiagem e barba, por exemplo, se tiver uma luz em cima não é eficaz porque faz sombra. A melhor opção é ter uma arandela ou spot de frente. Se for em cima tem que ser colocado de forma que rebata para você”, explica Adriana.

+ Iluminação com estilo: conheça oito lustres clássicos e luxuosos 

+ Saiba usar as luminárias pendentes na sala de jantar

+ Saiba como aproveitar a luz natural dentro de casa

+ Valorize sua casa com a iluminação correta

+ Iluminação ganha força como elemento decorativo em projetos de reforma

+ Veja ideias para usar embalagens na decoração

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas