Zap Móveis

Manual descritivo: saiba o que observar

Spread the love

A ideia de comprar um imóvel na planta costuma gerar muita desconfiança. Sempre bate aquele medo de receber um apartamento diferente do que você imaginou quando viu a planta ou ainda esperar anos a fio sem saber se um dia verá o imóvel pronto.

Pensando no comprador, a legislação brasileira exige das construtoras a apresentação de um manual descritivo, que nada mais é senão um documento que discrimina todas as características do imóvel. É no manual descritivo que você encontrará informações sobre tudo o que envolve metragem, acabamento, estrutura etc.

Sítio, chácara e fazenda: entenda as diferenças

manual

O manual descritivo é fundamental para quem quer comprar um imóvel na planta (Foto: Shutterstock)

Sabendo da importância do documento para quem quer comprar um imóvel ainda na planta, o oitavo e último episódio da série “Busca pelo Imóvel” te mostra o que deve ser observado depois de ter o manual descritivo em mãos e o que perguntar para o responsável pelo lançamento. Confira:

Gostou das informações da nossa especialista? Então confira outras dicas sobre o que observar e perguntar sobre o imóvel na planta:

Segurança

manual

A segurança patrimonial é um ponto muito importante para qualquer imóvel (Foto: Shutterstock)

Procurar saber se seu imóvel estará protegido nunca é demais, não é mesmo? Por isso é importante se certificar sobre quais cuidados a construtora vai tomar para evitar problemas. Desse modo, você evita dores de cabeça futuras por conta de algum transtorno envolvendo falhas de segurança.

Seu imóvel vai ser protegido por muros? Vai ter portaria inteligente? As fechaduras vão ser reforçadas? O prédio contará com algum sistema de alarme ou câmeras? Todas essas questões são fundamentais, pois as respostas dirão se você vai precisar investir do próprio bolso em serviços de segurança privada.

‘Contrato de gaveta’: conheça os perigos desta forma de acordo

Garagem

manual

A distribuição de vagas costuma gerar problemas entre moradores de condomínios (Foto: Shutterstock)

Uma outra questão que costuma gerar problemas e por isso merece ser sempre levada em conta são as vagas de garagem. Você com certeza já deve ter presenciado brigas envolvendo uma disputa pela melhor vaga, algo muito comum em condomínios residenciais. Isso acontece porque muitas vezes as vagas são mal planejadas, gerando muitos problemas para quem mais precisa.

Pensando nisso, não deixe de verificar no manual descritivo se haverá uma vaga de garagem à disposição do proprietário do imóvel e em qual parte do terreno ela ficará. Além disso, certifique-se quanto a distribuição das vagas, isto é, de que forma eles serão dispostas no terreno. Às vezes acontece de a distribuição ser feita sem planejamento e muitos carros acabam ficando encurralados.

Juro simples e juro composto: entenda as diferenças

Continue acompanhando as nossa séries de busca pelo imóvel e fique por dentro das novidades do mercado com o ZAP, o especialista em imóveis.

+Primeiro imóvel: veja o que é importante na hora de comprar

+ Saiba como fazer um financiamento e até quanto pode pagar

+ Veja as dúvidas mais comuns sobre distrato imobiliário

+Casas italianas por até € 2 fazem sucesso entre compradores na Europa

+‘Internet das coisas’: o que é e como pode revolucionar a sua casa

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas