Zap Móveis

Saiba quais são as melhores plantas para sua varanda

Spread the love

As varandas se tornaram um ambiente quase que indispensável para muitas pessoas. A decoração merece atenção e uma boa ideia é montar um pequeno jardim, ou então, expor algumas plantas para dar vida ao espaço. Mas é importante saber qual espécie se adapta melhor à realidade de cada apartamento.

casa-cor-varanda

Varanda com plantas ganham um charme a mais (Foto: Julia Herman)

+ Saiba o que pode e o que não pode ser alterado na varanda gourmet –

+ Saiba o que fazer para aproveitar uma varanda sem uso

Segundo a paisagista Ivani Kubo, a posição da varanda com relação ao sol e vento tem muita influência na hora de escolher as espécies. Tudo vai depender, também, do tamanho e como elas serão colocadas.

“As varandas que tomam mais de 4 horas de sol por dia podem receber plantas frutíferas em vasos, como a jabuticaba, acerola, limão rosa e pitanga, ou ornamentais que florescem, como a jasmin, azaleias e camélias”, orienta Ivani.

A azaleia só deve ser colocada na varanda se receber pelo menos 4 horas de sol por dia (Foto: Shutterstock)

A azaleia só deve ser colocada na varanda se receber pelo menos 4 horas de sol por dia (Foto: Shutterstock)

Além dessas espécies, as varandas podem receber hortaliças, já que em um espaço gourmet as frutíferas e hortaliças são uma boa pedida por poder usar e consumir os alimetos sem agrotóxico. Além disso, são muito saborosos. Ivani recomenda a plantação de alecrim, hortelã, manjericão, pimentas, salsinha, cebolinha, orégano e tomilho.

E se a varanda não receber luz solar direta? Não tem problema, a paisagista comenta que existem plantas específicas para essa situações. “Nesse caso temos que trabalhar com plantas de meia sombra, como a palmeira wedeliana, palmeira chameodorea, rafis, lanças, licuala, pacovás, asplenuns e bromélias de meia somba”, orienta.

Além de todas essas espécies,  existem a heras e flores que não necessitam de sol pleno como impatiens, lírio da paz, violetas, kalanchoes, bromélias de sombra e a ciclamen.

Lírio da paz é ótima para varandas que não recebem sol pleno (Foto: Shutterstock)

Lírio da paz é ótima para varandas que não recebem sol pleno (Foto: Shutterstock)

Para cuidar de todas essas plantas não é preciso muito esforço e não é segredo para ninguém. Basta regá-las periodicamente, fazer manutenção com adubação, podas e limpeza a cada três meses.

E, para terminar, a paisagista dá uma dica importante. “Algumas plantas não desenvolvem bem em locais com muito vento. São os casos das samambaias, avencas e outras mais delicadinhas”, finaliza Ivani.

mini-horta em lata em casa

Fazer uma pequena horta na varanda também é uma boa pedida (Foto: Shutterstock)

 

+ Reforme sua varanda com piso de pallet em apenas um dia. Veja o vídeo

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

+ Fechamento de varanda deve ser feito com vidro solar

+ Pergolado leva charme para a área externa da casa

+ Veja 18 truques de decoração para apartamentos de até 60 m²

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas