Zap Móveis

Mesa embutida na parede: como e quando usar

Mesa embutida
Spread the love

A mesa é um item essencial na decoração de uma casa, não apenas por embelezar o ambiente, mas também por ser funcional no dia a dia. E não há desculpa para que ela não seja um objeto presente. Mesmo que de forma mais discreta. Afinal de contas, a mesa embutida é uma ótima solução não apenas para imóveis pequenos, mas também para determinados tipos de uso. Saiba como e quando usar a mesa embutida.

Leia também

+ Tapete para quarto: modelos e cuidados

+ Porta e rodapé: a importância destes itens na decoração

A mesa embutida cabe em diversos ambientes. “Cozinha, sala de estar, jantar, home theater, quarto e até no banheiro, como um apoio na penteadeira. Na lavanderia pode ser dobrada na parede e servir como tábua para passar roupa”, exemplifica a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura. 

Mesas retráteis podem ficar em áreas maiores quando não se faz uso dela todo o tempo 

À princípio, logo se pensa na mesa embutida para áreas reduzidas, mas ela também deve ser opção como solução para vários usos. “A mesa embutida pode entrar em um cômodo maior não por falta de espaço, mas pela utilização. Como não havia necessidade de uma mesa maior ocupando o layout, a versão embutida respondeu bem às necessidades”, explica. 

A jornalista Maria Eugênia Nunes escolheu o modelo que faz sucesso no projeto do seu apartamento. “A mesa retrátil foi uma de nossas melhores escolhas para ganhar espaço. Acho que também deu um toque diferente e charmoso ao ambiente. As visitas sempre demonstraram curiosidade quando veem fechada, na parede. E encantadas quando descobrem como funciona. Parece um quadro.  É realmente um ganho de área. Principalmente quando se tem filhos pequenos. É bastante assertivo”, comenta.

Mesa de embutir na parede

Existem várias formas de utilizar a mesa embutida. “Cada projeto pede uma mesa diferente. Pode ser da que puxa embaixo da bancada ou da que dobra na parede. Uma opção é colocar atrás dela, onde fica aparecendo na parede, uma pintura e passar a impressão que é uma obra de arte na parede, em vez do móvel”, exemplifica Karina. 

Mas existem outras maneiras. “Pode ficar na bancada da cozinha, ao lado do fogão, para usar como banqueta. Tudo depende da casa e da necessidade dos moradores, se mora sozinho e se a mesa será para refeições ou apenas apoio”, acrescenta a arquiteta. 

Também é um recurso para quarto de criança. “É útil para a criança estudar. Ela gosta de se sentar no chão. Então já fiz uma de puxar entre a cama e a bicama para ela estudar, desenhar, brincar”, diz.

Leia mais

+ Imóveis de luxo: saiba as curiosidades desse mercado

+ Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas