Zap Móveis

Molduras para quadros: quais escolher?

Moldura para quadros
Spread the love

Quadros são capazes de dar vida a qualquer ambiente, afinal de contas são inúmeras as possibilidades de personalizar as paredes, seja com pinturas, gravuras, fotografias, xilografias, brinquedos, diplomas, entre outros. Mas um detalhe pode fazer toda a diferença: a moldura. Como existem várias opções, é de extrema importância a escolha das molduras para quadros ideais para harmonizar não apenas com o que será emoldurado como também com a decoração do ambiente. 

Leia também

+ Saiba como escolher bares e adegas para casa

+ Como ter e cuidar de um jardim em casa

+ 9 livros sobre organização que você precisa ler

Na hora de escolher as molduras para quadros, é preciso levar em consideração vários fatores. “O principal é a decoração porque essas escolhas acompanham a atmosfera do local para contribuir e engrandecer o espaço”, explica Jéssica Campani, consultora executiva de franchising da Moldura Minuto. Além disso, o tipo de imagem também influencia. “É preciso se atentar para as cores, estilo e materiais envolvidos na imagem a fim de compor com a moldura. Mas combinações ousadas e contrastantes entre imagem e moldura também podem ser interessantes, dependendo do efeito que pretende atingir, mais tradicionais ou mais contemporâneo”, acrescenta. 

Decoração é fator determinante para escolha da moldura porque ela acompanha a atmosfera do ambiente

Apesar de ser uma escolha baseada no gosto do proprietário e da decoração, Jéssica Campani dá dicas que podem facilitar a escolha da moldura de acordo com o que será emoldurado. “Para fotografias, molduras pretas dão à imagem um ar moderno. Para imagens com muito verde, como folhas e plantas, molduras de madeira natural são escolhas certeiras. Imagens com água, céu e mar ficam bem com molduras brancas. Para temas infantis e adolescentes, molduras coloridas mantêm a atmosfera alegre. Imagens pequenas ganham destaque com paspatur, aquela moldura dentro do quadro. Para espelhos, vale investir em molduras sofisticadas e largas. Diplomas e documentos podem ser montados entre vidros, com a parede sendo o fundo da imagem.  A moldura caixa pode ser ideal para objetos com profundidade. Já para ilustrações coloridas ou geométricas, molduras laqueadas são a sugestão”, lista. 

Moldura paspatur, que é uma moldura dentro do quadro, dá destaque para imagens pequenas

Além da infinidade de opções de materiais de molduras, também é possível entender que existem possibilidades que se adequam a todo tipo de bolso. Inclusive, algumas acessíveis, mas que vão compor o ambiente com beleza e elegância. “É possível ter molduras bonitas gastando pouco. Entre as opções, as básicas preta e branca, tanto no formato caixa como no reto, dão efeito de modernidade. Também há opções douradas e pratas com detalhes pretos que criam o efeito de sofisticação e são acessíveis. Molduras em madeira natural é que são geralmente mais caras”, explica a consultora executiva.

Leia mais

+ Qual a TV ideal para a sua sala

+ Crianças e plantas: quais os cuidados dentro de casa

+ Aplicação de resina em casa deve ser feita por equipe especializada

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas