Zap Móveis

Morar em um cômodo: como decorar um espaço pequeno

Morar em um cômodo
Spread the love

Morar em um imóvel pequeno não precisa, necessariamente, ser sinônimo de aperto. Beleza e conforto podem andar juntos quando a escolha é por uma decoração bonita e funcional. Caminho que leva ao respeito da identidade do proprietário e também de soluções práticas para o espaço disponível. Saiba como morar em um cômodo, seja sozinho ou com mais de uma pessoa, de forma confortável. 

Leia também

+ Lavanderia compartilhada: como usar da melhor forma

+ Aluguel de apartamento: um guia com sete dicas de como fazer a locação

Mesmo sendo um espaço pequeno, para ter um bom resultado na decoração, é indispensável levar em consideração a identidade do dono do imóvel. “Seja um projeto de concepção, reforma ou decoração, a pessoa tem que estar mais atenta às suas características do que nas tendências de mercado”, afirma o arquiteto Paulo Veloso. 

Integração da cozinha com a sala pode ser boa solução para ampliar convivência – Foto: Claudio Portela

Não se deve deixar de lado nada que seja essencial para as necessidades básicas dos moradores. “Se é um profissional liberal, solteiro, com a vida corrida, ele precisa de praticidade. Muitas vezes precisa da integração de ambientes. Se vai receber um amigo, tem a cozinha integrada com a sala, vai convivendo socialmente. Se é um casal novo com filho, precisa pensar em um espaço para brincar. A história e característica pessoal vão dando o norte do que é essencial”, diz o arquiteto, do escritório Paulo Veloso Arquitetura. 

Alguns móveis e eletrodomésticos não podem ser deixados de lado mesmo quando é para morar em um cômodo. “Um bom sofá para ler, descansar, ver filme, é um móvel multifuncional. Apoio para refeição, seja mesa ou bancada. Geladeira compacta com freezer integrado para não ter dois equipamentos. E forno e fogão. Isso é o básico para ter uma área social bem resolvida. Na área íntima, um bom colchão e cama, de acordo com características e altura do morador”, elenca Paulo.

Eletrodomésticos como geladeira com freezer e forno e fogão são importantes na área social – Foto: Claudio Portela

Móveis multifuncionais também são ferramentas estratégicas. “Pode ter bancada de cozinha que vira bancada de estudo, armário vazado de TV que dá privacidade e separa a área social da íntima. Acessórios como cama baú e armários aéreos precisam ser bem aplicados ou não funcionam. Para ter bom resultado, é importante ter assistência de um profissional”, alerta.

Para ambientes pequenos, a escolha dos móveis faz diferença. “Além do tamanho, o design deve ser observado. Às vezes, um sofá bonito fica grande ou incômodo porque a pessoa não tem noção de proporção, tem braços muitos largos ou espaldar muito alto. Privilegiar peças mais esguiar, com bordas mais finas, braços menores, encostos mais baixos merece atenção para além das medidas físicas”.

Leia mais

+ Veja 7 dicas para otimizar o espaço em casa

+ 6 dicas de Feng Shui para atrair boas energias para sua casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas