Zap Móveis

Otimize o espaço com cama beliche

Spread the love

A cama beliche, além de proporcionar uma interação maior entre os filhos, também é uma ótima solução para otimizar o espaço do quarto das crianças. Hoje em dia, o móvel pode ser muito mais do que uma simples cama em cima da outra. Basta usar a criatividade para ter uma beliche bastante funcional e também divertida, como deve ser um ambiente infantil. Mas, antes de escolher o modelo, é importante lembrar que não apenas funcionalidade e beleza são importantes. É preciso pensar também na segurança das crianças.

beliche_espaco

Se as crianças possuem muitos brinquedos, roupas e objetos, o ideal é escolher uma que tenha compartimentos, como armário e gavetas. (Foto: Reprodução?Pinterest)

A funcionalidade da beliche é peça chave na hora de optar pelo modelo, já que, com ela, é possível ganhar espaço no quarto. “Antes a beliche era apenas uma cama em cima e outra embaixo, podendo ainda ter bicama. Atualmente se tem beliches mais modernas, que acoplam não só camas, mas também armários e bancadas de estudo”, ressalta a arquiteta Juliana da Mata.

Antes de escolher, é preciso primeiro avaliar a necessidade dos pequenos. Se eles têm muitos brinquedos, roupas e objetos, o ideal é escolher uma que tenha compartimentos, como armário e gavetas. Se eles já estão numa idade que precisam de um cantinho para se concentrar, pode-se considerar uma beliche que incorpore também uma bancada para estudo.

Em um quarto adulto, o ideal é usar tonalidades mais sóbrias, caso o uso da beliche seja necessária. Mas, como estamos tratando de um quarto infantil, vale tudo em relação às cores, inclusive podendo até brincar com as cores na composição dos elementos da beliche. O importante é deixar o ambiente alegre.

beliche_decor

Em um quarto adulto, o ideal é usar tonalidades mais sóbrias (Foto: Reprodução/Pinterest)

Depois de pensado o projeto da beliche em termos de funcionalidade e beleza, não deixe de focar em um outro ponto muito importante: a segurança das crianças. “Crianças como menos de cinco anos não devem usar beliche, a menos que fiquem na cama de baixo e com proteção.Além disso, a proteção não deve estar apenas na cama, mas também na escada e em todo e qualquer percurso que a criança vá fazer para subir e descer”, explica a arquiteta do escritório Juliana da Mata Arquitetura.

Se o seu filho costuma ter um sono agitado e se mexe muito durante a noite, é recomendável investir em um modelo com grade nos dois lados. Em relação ao material, as beliches de metal são mais resistentes, mas tendem a ranger e podem atrapalhar a noite de uma criança que tem o sono leve. As de madeira costumam ser mais silenciosas, mas se têm um desgaste em alguma área, podem abrir farpas. Já as escadas de metal podem ser escorregadias, cuidado.

beliche_otimizacao

ara os maiores vale considerar uma beliche que incorpore também uma bancada para estudo. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Preste atenção ainda no espaço entre uma cama e outra para evitar que a criança bata com a cabeça e monitore esporadicamente se a beliche está firme. Se ela estiver balançando, precisa de um ajuste. “É importante ter cuidado ainda com a iluminação para não ficar muito em cima da cama superior. Também é importante que a beliche seja posicionada longe de janelas e fique de uma forma que o ar-condicionado ou ventilador não sopre ou gire próximo da pessoa que irá se deitar na cama”, complementa Juliana.

beliche

Caso a criança tenha o hábito de se mexer a noite, o ideal é utilizar um modelo com grades nas laterais (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Camas embutidas são alternativas para espaços pequenos

+ Veja ideias de fronhas divertidas e mude o visual da sua cama

+ Saiba como escolher o melhor sofá-cama para sua casa

+ Aposte em uma cabeceira de cama diferente e barata para o quarto

+ Veja 12 dicas para ter uma cama mais aconchegante

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

+ Conheça 10 camas divertidas para o quarto do seu filho

+ Invista em uma cama suspensa e crie um espaço 3 em 1

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas