Zap Móveis

Para participar de um leilão de imóvel, preciso pagar à vista?

Spread the love

Muitas pessoas acham que para participar de um leilão é preciso ter disponível todo o valor do imóvel. No entanto, isso não é verdade. As formas de pagamento são sempre descritas no edital e variam de acordo com o leilão. Em alguns casos é possível, inclusive, fazer um financiamento.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Cristiana Boyadjian Anjos, CEO da VIP Leilões, acredita que isso se deve ao fato de termos pouco conhecimento sobre essa modalidade. “O leilão é uma venda muito transparente por ter todas as regras explicadas por escrito no edital de cada imóvel, mas nem todo mundo sabe disso”, explica.

O pagamento do imóvel pode ser parcelado, à vista ou financiado. Mas não são aceitos carta de crédito e troca de imóveis.

“A forma e o prazo variam bastante”, diz o leiloeiro Eduardo Jordão Boyadjian, presidente do Sindicato dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo. A instituição que realiza a venda é quem estabelece as regras. Se for um banco, por exemplo, o pagamento pode ter o mesmo formato que qualquer outra compra que é feita normalmente no mercado: “Alguns oferecem prazos maiores e, dependendo da situação, tem até a possibilidade de financiamento imobiliário”.

O pagamento à vista só é obrigatório quando é determinado no edital ou se o próprio devedor quer fazer o lance para recuperar seu imóvel. Boyadjian explica que, nesse caso, a pessoa não terá acesso a crédito, sobretudo quando a penhora ocorre por falta de pagamento das parcelas de financiamento.

Veja quais são as dúvidas mais frequentes:

Como participo do leilão?

O interessado deve se cadastrar no site que realiza o leilão e ele vai receber uma senha de acesso para poder participar do processo.

Se eu arrematar o imóvel, como eu devo pagá-lo?

O vencedor terá um prazo estipulado pelo site para fazer o pagamento, normalmente de 24 horas. Neste período ele deve comunicar se vai pagar o imóvel integralmente, vai dar um sinal ou parcelar, de acordo com as regras do edital.

Quais são as condições de pagamento do imóvel?

O imóvel pode ser parcelado, financiado ou ser pago à vista. Deve-se levar em consideração a comissão do leiloeiro, que normalmente fica em torno de 5%.

O que não é aceito em leilão como forma de pagamento?

A compradora ou o comprador não pode utilizar carta de crédito nem fornecer outro imóvel como pagamento. Todas essas informações estão descritas no edital.

Caso haja inadimplência com o banco, uma pessoa pode comprar em um leilão?

Sim, desde que as condições de pagamentos estipuladas no edital sejam respeitadas.

*Native Ad – Leilão VIP

+ Leilão on-line de imóveis é tendência e cada vez mais frequente

+ Veja dicas para ter sucesso em um leilão de imóveis

+Veja dicas para evitar problemas em um leilão de imóveis

+ Saiba como fazer uma compra segura em um leilão

+ Saiba como funciona um leilão de imóveis e como participar

+ Leilão oferece imóvel com até 60% de desconto

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas