Zap Móveis

Mesa posta: o que é e como fazer

Spread the love

Uma mesa bem arrumada faz toda a diferença na hora das refeições. Uma mesa posta nada mais é do que colocar a sua personalidade, criatividade e dedicação na sua mesa de café da manhã, brunch, almoço ou jantar.

Saber montar uma mesa posta também é um recurso super bacana para ocasiões especiais, como Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados ou Páscoa, por exemplo.

Mas você sabe como fazer isso? Continue no artigo para aprender a criar esse visual elegante e adequado para sua casa.

O que é mesa posta?

Mesa posta é uma prática que envolve preparar e decorar o ambiente onde as pessoas irão se reunir para comer, transformando esse momento em uma experiência mais agradável e visualmente atrativa.

Esse recurso é uma forma de demonstrar cuidado e atenção aos detalhes, criando um ambiente acolhedor para seus convidados.

Esse conceito reúne uma série de técnicas que envolvem o posicionamento de pratos, talheres, copos e itens de decoração de maneira harmoniosa e aesthetic.

Uma boa mesa posta leva em consideração:

  • para que tipo de refeição;
  • o estilo e o público do evento;
  • a quantidade de pessoas;
  • a data especial, se houver.

E, engana-se quem pensa que são necessários utensílios luxuosos para fazer uma bela mesa posta. É possível incluir vários tipos de elementos decorativos para criar o ambiente ideal para cada ocasião, desde guardanapos a sousplats.

A seguir, veja dicas incríveis para conseguir montar a mesa posta dos sonhos!

Como montar mesa posta?

A mesa posta vai depender do estilo que você quer expressar em sua mesa, se será mais rústico ou sofisticado, chique ou descontraído, entre outros.

Para montar a mesa perfeita para cada refeição, se atente às dicas a seguir.

Defina a ocasião 

Izabella Queiroz, empreendedora da Acessorit, afirma que primeiro você deve escolher o estilo da ocasião.

“Defina se é café da manhã, almoço em família, reunião descontraída com amigos, jantar romântico ou sofisticado e o cardápio. Isso vai guiar a escolha dos elementos, como modelo de talheres e louças e quantidade de lugares à mesa”, diz.

Escolha a paleta de cores

O segundo passo é escolher a paleta de cores. A paleta estará nos jogos americanos, guardanapos, toalhas, talheres, pratos, itens decorativos e outros elementos que você usará na decoração da sua mesa. Mas cuidado com a mistura de estampas.

“O excesso pode causar sensação de poluição visual e criar impressão de desorganização, se optou por toalha ou jogo americano estampado, prefira louças e sousplat lisos, em tons neutros ou com tom que faça parte da paleta. O contrário também vale: pratos estampados ficam melhores em toalhas lisas”, detalha Izabella.

Aposte em decorações diversas

Para ir além das decorações óbvias, aposte em acessórios diferenciados para cada ocasião, como vaso de flores ou plantas, velas, candelabros, etc.

Você pode utilizar em sua mesa desde flores com arranjos bem elaborados, até vasinhos de planta que você tem em casa.

Quando quiser dar um ar mais sofisticado para o seu jantar, componha a mesa com velas decorativas, por exemplo.

Dicas para mesa posta de cada refeição 

Mesa posta para café da manhã 

A mesa posta para a hora do café da manhã pode ser algo mais leve e informal. Opte por pratos menores e copos e canecas específicos para água, suco, café ou chá.

Como centro de mesa você pode investir em cestas de fruta ou uma bandeja com itens relacionados ao café.

Mesa posta para o almoço 

Para essa refeição, você pode ser mais formal na sua mesa posta.

Separe um prato para cada momento do almoço (entrada, prato principal e sobremesa), utilize o conjunto completo de talheres e não esqueça de pôr as taças na mesa.

Fique à vontade também para usar guardanapos de pano e dobrar de maneira mais elaborada.

A mesa posta para o almoço também pode dispor de centros de mesa como arranjos de flores ou frutas, lembrando que você pode usar o que já tem na sua casa, sem precisar gastar.

Mesa posta para o jantar 

A mesa posta para o jantar, pode seguir o mesmo caminho que a mesa do almoço. Porém, é possível deixá-la ainda mais elegante.

Você pode optar por toalhas de mesa de tecidos mais sofisticados e utilizar velas como decoração. Um candelabro como centro de mesa também é uma ótima opção.

Itens essenciais para sua mesa posta 

Para facilitar sua criação, fizemos uma lista com os principais itens que você precisa ter para montar uma linda e completa mesa posta.

Toalha ou caminho de mesa

A depender da proposta da sua mesa posta, a toalha ou caminho de mesa podem mudar. Vale ter mais de um tipo, para se adequar às diferentes ocasiões.

Jogo americano ou sousplat

Tanto o jogo americano quanto o sousplat são utilizados para suportar itens na mesa posta. Porém, enquanto o sousplat é utilizado para suportar o prato, o jogo americano apoia pratos talheres, guardanapos e copos/taças/xícaras.

Além de proteger a mesa, esses recursos adicionam um aspecto visual bem interessante para o ambiente.

Aparelho de chá e de jantar

Para montar uma boa mesa posta para qualquer ocasião, você precisa ter um ou mais jogos que possam ser utilizados no café da manhã, almoço e jantar.

 O ideal é ter pratos fundos, rasos e de sobremesa (que também podem ser taças ou potes). Se possível, vale investir também em pratos para as entradas.

Jogo de talheres

Ter um conjunto de talheres completo também é essencial, para que cada refeição seja servida e feita da melhor maneira possível.

Jogo de copos ou taças e xícaras

Existem diferentes recipientes para cada tipo de bebida de uma refeição. Invista nessa diferenciação, com copos, xícaras e taças adequados.

Guardanapos e porta-guardanapos

Independente do material do guardanapo (que pode ir de papel até os mais sofisticados tecidos) e do porta-guardanapo (que pode ser de madeira, inox, ou até feito via DIY), é fundamental dispor desses recursos para montar uma boa mesa.

Centro de mesa e itens decorativos

Para esse recurso, coloque sua criatividade e seu estilo pra jogo – desde que não fique exagerado e possa atrapalhar o curso da ocasião.

Essa decoração pode vir por meio de vasos ou arranjos de flores, candelabros, centros de mesa das mais variadas formas, esculturas, colares de mesa, entre outros.

Além de ter os itens essenciais para montar a mesa posta, é importante se atentar à forma correta de dispor os utensílios.

Por isso, use e abuse de vídeos no Youtube, perfis do Pinterest e referências nas redes sociais para aprender a dobrar guardanapos, a ordem correta dos talheres, pratos e copos, a importância do posicionamento dos convidados à mesa e muito mais.

A prática da mesa posta é uma forma de desenvolver cenários mais prazerosos, deixar as pessoas mais alegres e curtir mais a própria casa.

Veja também: Decoração para sala de jantar: 6 dicas para montar esse ambiente

No Zap você encontra as melhores dicas

Pronto! Agora você já sabe como montar uma mesa posta ideal. Aproveite que está por aqui e acesse o site do Zap.

Por lá, temos os principais imóveis à venda, para alugar, além de uma seção especial com novos empreendimentos na planta e em construção. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas