Zap Móveis

Como escolher a pedra de granito para as pias da casa 

Spread the love

Branco, azul, verde, marrom, cinza, vermelho ou o tradicional preto, um dos mais procurados. A pedra de granito para as pias da cozinha e do banheiro ainda é a principal escolha de quem esreformando a casa. Além de encontrar facilmente em qualquer marmoraria, o granito tem preço mais acessível que seus concorrentes (como mármore e silestone) e durabilidade grande.  

Trata-se de uma rocha natural, composta pelos minerais quartzo, feldspato e mica. A pedra de granito para as pias tem uma impermeabilização natural muito boa. A quantidade de grãos e pontinhos depende não só da cor: como é encontrado na natureza, os tons da mesma costumam variar de uma leva para a outra. 

pedra de granito para as pias

É possível encontrar diversos modelos para deixar a sua casa ainda mais bonita (Foto: Shutterstock)

“O granito é uma das pedras mais resistentes e duráveis. Por ser menos poroso, fica menos suscetível às manchas, riscos e aos agentes químicos, o que o torna uma melhor opção também para pisos, bancadas de cozinha e áreas afins, como varanda gourmet”, diz a designer de interiores Ana Weege. 

Para Ana, na hora de escolher é preciso levar em conta o lote da pedra, notar se existem manchas de ferrugem ou outras imperfeições. 

Preste atenção nos detalhes para acertar 

A arquiteta Raquel Furlan, do Studio 184orienta quem está na fase de escolha a pensar nas cores e no acabamento final – se rústico, acetinado ou polidoSegundo ela, escolher tons mais claros ou escuros depende do gosto de cada um. 

Os mais claros dão uma ideia de maior luxo e os mais escuros de mais intimidade, futurismo e contemporaneidade. Hoje os mais utilizados estão entre os tons de cinza. As cores precisam seguir harmonia do ambiente. Se for um espaço com revestimentos claros, podemos usar pedras mais escuras e vice-versa”. 

pedra de granito para as pias

A combinação de móveis claros com pedras pretas é uma ótima escolha (Foto: Shutterstock)

Especialista em polimento de pedras, Bruno Lima, da empresa Grand Polishlembra que quando se trata de cozinha, o uso de muitos produtos pode manchar com mais facilidade as pedras de tons mais claros, como um branco polar, por exemplo.  

Qualquer tipo de pedra ornamental é propenso a manchas, como de óleo, café, refrigerantes e vinhos. Quando a escolha for tom claro, vale a pena fazer uma boa impermeabilização do material para melhor proteção. Por esse motivo, é comum o uso dos tons pretos”, diz.  

Cuidados na conservação da sua pia 

Lima explica que a corrosão do granito é muito mais lenta se comparado a um mármore, por exemplo. “É um material para a vida toda, pois existe a opção de polir e recuperar seu aspecto, sem a necessidade de quebrar para trocar”. 

pedra de granito Pedra de granito clara (Foto: Shutterstock)

O especialista ressalta que para conservar bem e evitar manchas na pedra de granito para as pias nunca se deve usar produtos corrosivos para a limpeza, como água sanitária, sabão em pó ou limpador de pedras.  

“Somente detergente neutro e álcool para manutenção. Caso caia café, vinho, óleos ou refrigerantes, limpar imediatamente. Esses são os vilões para manchar a pedra. E quando achar necessário, fazer impermeabilização do material para evitar manchas”, afirma Lima.  

Leia Mais:

+ Dicas para esconder revestimentos antigos sem grandes reformas

+ Veja como se planejar para reformar o seu apartamento 

+ Saiba escolher os materiais para a sua reforma

+ Alugar ou comprar um imóvel é com o ZAP

 

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas