Zap Móveis

Penteadeiras garantem mais conforto na hora da maquiagem

Spread the love

Ela é um móvel praticamente extinto hoje em dia, até porque os imóveis estão cada vez menores e as mulheres não costumam mais se maquiar no quarto, a não ser que seja muito grande.

Muitas peças que originalmente não eram penteadeiras podem ganhar nova roupagem e ser combinadas com espelhos (Fotos: Divulgação)

Mas que mulher não deseja poder se dedicar ao ritual de sentar-se e cuidar da maquiagem e dos cabelos em um local onde tenha tudo à mão, à moda antiga, mesmo com a correria do dia a dia?

Na opinião da arquiteta Luciana Corrêa, as mulheres sonham com um canto especial no quarto onde possam colocar todos os seus acessórios, escovas, pincéis, maquiagem e perfumes.

“Por conta disso, a penteadeira volta com vários estilos, desde o retrô até o moderno, combinando perfeitamente com a decoração do quarto. Cores e estilos devem ditar a decoração do quarto e até criar um contraponto com o restante”, aconselha.

Segundo Luciana, muitas peças que originalmente não eram penteadeiras podem ganhar nova roupagem e ser combinadas com espelhos. Caixas ou gaveteiros podem acomodar alguns produtos e evitar o acúmulo de pó sobre eles.

Para o arquiteto Augdan Oliveira Leite, também é possível procurar o móvel em um brechó ou loja de móveis usados e dar novo visual à peça, fazendo pátina ou pintura com tinta esmalte. “Fica bonito para complementar a decoração.”

A penteadeira tem vários estilos, desde o retrô até o moderno. Cores e estilos devem ditar a decoração do quarto e até criar um contraponto com o restante

Para espaços pequenos, Augdan sugere o uso de uma prateleira suspensa aliada a um espelho fixado na parede. “Para completar, é possível comprar quadradinhos de madeira e fixá-los na parede para colocar perfumes”, ensina.

O arquiteto explica que a Tok&Stok, por exemplo, tem uma linha de armarinhos e prateleiras com profundidade entre 12 cm e 20 cm que serve muito bem para esta finalidade.

Para ele, também é possível usar o espaço do corredor que vai para o quarto, desde que tenha pelo menos 90 cm de largura. Pode-se colocar uma prateleira com uma banqueta embaixo, um espelho bonito na parede e outras prateleiras menores na parte de cima para aproveitar o espaço. Também podem ser colocados nichos para os perfumes.

Também podem ser colocados nichos para os perfumes, indicam especialistas

“Além de ser uma decoração interessante no corredor, fica funcional. Como é uma ala íntima da casa e normalmente não tem acesso de outras pessoas, é uma boa opção”, avalia Augdan.

Outra sugestão de Augdan para espaços pequenos é ter a penteadeira embutida no armário, mas que possa ser fechada com portas de correr, o que deixa espaço mais clean.

Closet

Na opinião de Augdan, com o advento dos closets, as penteadeiras foram praticamente eliminadas. Mas elas podem ser adaptadas dentro do closet, entre os armários. “Também dá para fazer um pequeno closet entre o quarto e o banheiro e usar a penteadeira no meio, dividindo o espaço”, sugere.

Especialistas sugerem o uso de uma prateleira suspensa aliada a um espelho fixado na parede

Ele conta que fez um projeto em que usou como divisórias duas colunas de vidro, com prateleiras de vidro para colocar perfumes, e utilizou também lâmpadas de LED, que dão mais brilho aos vidros de perfume.

Iluminação

Luciana ressalta que um ponto muito importante é a iluminação para este espaço, que deve receber cuidados especiais. “Se possível, a iluminação deve ser direcionada, mas sem criar sombras no rosto. Arandelas de parede ou iluminação em volta do espelho tipo “camarim” são as melhores opções”, salienta a arquiteta.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas