Zap Móveis

Morar em imóvel perto do metrô traz vantagens e desvantagens. Confira!

Spread the love

Muitos fatores devem ser considerados ao se escolher onde morar. Um dos pontos importantes é a oferta de transportes na região. Para muitas pessoas, mudar-se para um imóvel perto do metrô é uma boa ideia.

Nas grandes cidades, morar em uma casa ou um apartamento perto do metrô permite chegar mais rapidamente ao trabalho, sem enfrentar o trânsito que costuma ser caótico. Os demais deslocamentos, seja para passeios, seja para lazer, também ficam mais fáceis.

Porém, um imóvel perto do metrô pode ter pontos negativos, como o barulho, a grande movimentação, entre outros. Se você está na dúvida, confira as principais vantagens e desvantagens neste artigo. 

Vantagens de um imóvel perto do metrô

A primeira vantagem de ter um metrô perto de onde você mora impacta diretamente sua qualidade de vida. Sair de casa, andar um pouco e já estar no metrô é uma comodidade que agrada à maioria das pessoas.

Outro ponto positivo é a eficiência deste meio de transporte, que é rápido e pontual, com amplo horário de funcionamento. Assim, sair de casa e pegar uma linha diretamente para o trabalho, por exemplo, diminui as chances de você se atrasar para algum compromisso.

Além disso, um imóvel perto do metrô é sempre mais valorizado. Aqueles que ficam a menos de 1 km de distância de uma estação costumam ser vendidos por preços mais altos que os distantes com as mesmas características e metragens.

Ainda há a vantagem da infraestrutura urbana local. Como o movimento é contínuo ao redor das estações, existe uma grande variedade de comércio e serviços. Portanto, a localização dos imóveis costuma ser sempre uma região bem desenvolvida.

imóvel perto do metro - imagem de metro de SP

Desvantagens de um imóvel perto do metrô

No entanto, morar em um apartamento ou casa perto do metrô significa lidar com barulho constante, a qualquer hora do dia. Afinal, há milhares de pessoas se movimentando o tempo todo, para lá e para cá.

Esse movimento não se refere apenas a entrar e sair das estações. As pessoas comem, falam, utilizam serviços disponíveis no caminho. Há quem goste disso, mas também quem se incomode.

Outro ponto a ser considerado é o maior número de roubos e furtos no entorno das estações nas grandes cidades. Os ladrões frequentam os locais onde podem fazer mais vítimas, o que torna um imóvel perto do metrô, muitas vezes, mais perigoso. 

Morar perto do metrô é mais caro?

Além dos pontos já colocados, uma questão que pesa bastante na decisão de buscar um apartamento para comprar perto do metrô é o preço. Por serem mais valorizadas, as propriedades próximas das estações tendem a ser mais caras.

Isso vale tanto para compra como para aluguel. Além disso, o custo de vida nas regiões no entorno costuma ser mais alto em relação a preços de produtos em mercados, restaurantes e outros.

Também é importante avaliar a distância. Por exemplo, normalmente, um imóvel a apenas 100 m do metrô é mais caro que outro a 600 m, que fica a uma distância ainda considerada próxima.

Por isso, ao procurar seu imóvel, a principal dica é pesar os prós e os contras para definir o que mais vale a pena para seu caso. Assim, você faz uma escolha pensando no custo-benefício. 

Como escolher a melhor moradia próxima do metrô?

imovel perto do metro em SP

Quem procura um imóvel perto do metrô para morar com a família precisa se atentar ao tamanho, ao número de quartos e banheiros, e ao trajeto até a estação mais próxima.

Para quem mora sozinho e não precisa de muito espaço, uma boa dica é optar por uma kitnet perto do metrô. Por ser uma moradia menor, ela costuma sair por preços mais convidativos.

Uma kitnet pequena também tem a vantagem de ser mais compacta, o que simplifica a hora da limpeza e traz um ótimo custo-benefício. É o tipo de imóvel ideal para quem busca praticidade.

Já se a ideia é morar em um ambiente mais espaçoso, especialmente para quem tem crianças, as casas em condomínio fechado, perto do metrô, são uma boa opção e podem garantir um pouco mais de segurança. 

Encontre o imóvel que você procura!

Decidiu que morar perto do metrô da sua cidade é uma boa ideia ou prefere algo mais distante? O site do ZAP Imóveis tem milhões de opções para atender sua necessidade. Com os filtros do nosso portal, você pode selecionar localização, tamanho médio, número de quartos e outros detalhes ao fazer a busca.

A partir desses dados, a plataforma vai mostrar todas as opções de casas e apartamentos dentro do perfil escolhido, para você ver as fotos, avaliar e encontrar o que mais atende sua família. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas