Zap Móveis

Qual a TV ideal para a sua sala

Spread the love

A sala costuma ser um dos espaços mais disputados da casa e a organização do cômodo deve ser pensada com atenção. A TV para a sala é elemento comum e merece atenção na hora de escolher o modelo. Além das propriedades tecnológicas, outros aspectos devem ser considerados, como mobiliário ou parede que será instalada, medidas do ambiente, infraestrutura para que os fios não fiquem aparentes e design do aparelho. 

Leia também

+ Cadeiras suspensa: modelos, formatos, e cuidados na hora da instalação

+ Aprenda a decorar uma cozinha conectada á copa

+ Saiba como escolher bares e adegas para casa

Se antes o tamanho da sala era determinante para escolha da televisão, hoje é possível ter uma TV grande em um ambiente pequeno. “Antigamente, quanto maior a TV, mais tinha que afastar o sofá, uma relação que levava em consideração a qualidade da imagem. Atualmente, com as telas com quatro vezes mais pixels, pode-se ter uma TV grande em espaços menores”, explica Renato Andrade, sócio do escritório Andrade & Mello Arquitetura. 

Mas deve-se prezar pelo conforto, trabalhando a distância entre o aparelho e o sofá. “Ainda que a qualidade da imagem não seja determinante, o certo é que ninguém precise erguer ou abaixar o pescoço para assistir TV. Após medir o recuo e definir o tamanho do televisor, deve-se descobrir a altura da instalação do aparelho. Acomode-se no sofá ou no local onde sentará e considere a altura do seu olhar”, acrescenta.

A altura ideal do aparelho deve ser onde ninguém precise erguer ou abaixar o pescoço para assistir
A altura ideal do aparelho deve ser onde ninguém precise erguer ou abaixar o pescoço para assistir

Porém, não dá para desconsiderar o espaço da instalação da TV para a sala. “Algumas telas são melhores para espaços mais abertos e outras oferecem melhor imagem, mas restringem o ângulo de visão. Para evitar errar, o melhor é escolher tecnologias mais atuais, como QLED, MicroLED e OLED, que equalizam a melhor imagem independentemente das características espaciais”.

Alguns erros acabam acontecendo, mas é possível evitá-los. “Suportes inadequados ou racks desproporcionais à tv são erros usuais. Escolha um suporte adequado à tv, hoje é possível praticamente facear o equipamento à parede. Se for uma tv mais antiga, ou se precisar de um suporte de maior porte, veja a possibilidade de criar nicho na parede ou no painel da tv”, ressalta. “Também não deve colocar iluminação em cima do televisor ou atrás dos telespectadores. Além de desconfortável, pode gerar ofuscamento e reflexos”.

Com as tecnologias atuais, é possível ter uma TV grande em um ambiente pequeno
Com as tecnologias atuais, é possível ter uma TV grande em um ambiente pequeno

Também é possível adequar a TV ideal ao bolso. “As maiores são mais caras. Se o orçamento está apertado, pode mexer no layout da sala, aproximar mais o sofá, usar outra parede para fixar a TV e assim não precisa de uma super televisão para estar em um ambiente confortável”.

Leia mais

+ Crianças e plantas: quais os cuidados dentro de casa

+ Aplicação de resina em casa deve ser feita por equipe especializada

+ Como aproveitar o sol dentro de casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas