Zap Móveis

Quarto de adolescente é desafio na decoração

Spread the love

O adolescente costuma ter gostos marcantes, é uma etapa da vida em que se apega a paixões. Por isso, o quarto de adolescente precisa expressar aquela realidade ou se tornará um ambiente em que ele não se sentirá bem.   

Leia também

+ Quarto com decoração lúdica ajuda no desenvolvimento das crianças

+ 8 ideias criativas para quarto pequeno de casal

+ Invista em uma cama suspensa e crie um espaço 3 em 1

“Primeiro é preciso entender os gostos de quem vai usar o quarto de adolescente. É algo muito particular. Temos que saber quem ele é, que cor gosta e qual não gosta, qual é o tema preferido, se recebe visita ou estuda bastante, se tem algum tipo de coleção e se pratica esportes”, diz a arquiteta Marina Carvalho. 

Quarto de adolescente precisa ser um espaço onde ele se sente bem

A profissional sugere estante e prateleiras, porque o adolescente geralmente gosta de colecionar objetos e deixá-los expostos, além de painéis para fotos.  “Não pode faltar um espaço para estudar e uma bicama, pois os adolescentes gostam de receber os amigos em casa para dormir. Algo relacionado à música também é legal”, explica Marina.  

Quarto de adolescente precisa de um cantinho para estudos - Foto: Evelyn Muller
Quarto de adolescente precisa de um cantinho para estudos – Foto: Evelyn Muller

Mudanças constante exigem planejamento para o quarto de adolescente

A fase da adolescência também é de mudanças constantes. Por isso, é importante que o quarto do adolescente tenha espaços para ele expressar seus gostos de acordo com suas fases, explica a arquiteta Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura.

É importante que o quarto do adolescente tenha espaço para que ela ou ele possa expressar seus gostos - Foto: Luis Gomes
É importante que o quarto do adolescente tenha espaço para que ela ou ele possa expressar seus gostos – Foto: Luis Gomes

“Podemos criar um cantinho especial em que esse adolescente possa curtir aquilo que gosta e alterar depois de alguns anos, se for do seu desejo. Sendo uma estante, um cantinho de leitura, um gamer. Tudo pode ser realizado objetos decorativos e até mesmo iluminação, trabalhando com luminárias, arandelas e trilhos com spots”, pondera.  

Como o adolescente gosta de receber amigos no quarto, Erika sugere uma poltrona ou um pufe no ambiente, com mobilidade para que ele possa utilizar e levar para onde quiser. A mesma coisa com um gaveteiro ou uma escrivaninha, fáceis de serem removidos.  

“Um item que não pode faltar é um ambiente para os estudos, para assistir às aulas em casa, o que é fundamental nos dias de hoje. E criar espaços para que eles possam organizar as suas coisas, como caixas, organizadores de gavetas, nichos. Esses itens podem auxiliar na organização do adolescente”, explica a arquiteta.  

Erika ressalta que quartos neutros e sem personalidade não combinam com adolescentes. “Um espaço em que eles não possam pendurar coisas nas paredes e um mobiliário que não permita muita flexibilidade não são ideais e devem ser evitados.” 

Leia mais

+ Como ter e cuidar de um jardim em casa

+ Tudo que um banheiro acessível precisa

+ 4 erros para evitar na entrega das chaves

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas