Zap Móveis

Acerte na decoração do quarto de menina

quartos de meninas
Spread the love

O quarto de menina não precisa ser todo rosa com florzinhas. O importante é que a decoração mostre a personalidade da criança e esteja organizado para nada ficar entulhado.

quarto de menina decoração

Cor rosa pode ficar apenas nos detalhes da decoração de quarto de menina (Fotos: Shutterstock)

+ Veja como decorar um quarto de casal de filhos de sexos e idades diferentes

+ Conheça a decoração do quarto de bebês famosos

O dormitório é um espaço de descanso e, por isso, não deve ter cores fortes (vermelho, pink e laranja, por exemplo) nas paredes, atrapalhando o sono da moradora. O ideal é deixar o colorido somente para os itens decorativos como almofadas, cadeiras, quadros e roupas de cama.

A melhor alternativa na hora de escolher a base do ambiente é investir nos tons claros, neutros ou off-white de branco, cinza e bege.

quartos de meninas

Invista em móveis multiuso para o quarto de menina, como escrivaninhas e armários com divisórias

Mas existem outros truques que deixam o ambiente charmoso. Uma dica é aplicar papéis de parede e adesivos estampados. Invista em desenhos temáticos ou florais e use tais recursos em somente uma das paredes ou na própria cabeceira da cama. Cuidado apenas para não escolher modelos muito coloridos ou de estampas exageradas – a saída é recorrer a peças lisas, listradas ou com desenhos pequeninos.

Outra maneira de conferir um toque mais especial ao ambiente é usar cortinas e persianas. Lembre-se ainda de usar modelos com tecidos leves e de fácil limpeza.

O quarto de menina que tiver decoração clássica ou romântica pode receber, por exemplo, cortinas de chiffon, seda leve ou linho. Já o de estética mais contemporânea fica ótimo com persianas no estilo rolô, romana ou blackout. “Antes de escolher o modelo, no entanto, investigue se o tecido é lavado na máquina e como acontece a fixação do material na parede”, afirma Érica Salgueiro, arquiteta.

decoração de quarto de menina

Papel de parede é sempre uma boa pedida para decorar quartos de meninas

A sensação de aconchego no ambiente aumenta na presença de tapetes. Invista em peças felpudas ou de poliéster com pelos curtos (quando a moradora tiver alergia). Além disso, existem os famosos tapetes de vinil, com tonalidades variadas e ação antiderrapante.

O próximo passo da reforma é acertar na arrumação dos móveis. Dê início aos trabalhos escolhendo a cama e o seu lugar na decoração. Tire as medidas do ambiente e compre um modelo de tamanho adequado. E quando o quarto for pequeno, encoste uma das laterais do móvel na parede, ganhando mais amplitude.

Outra dica é investir em camas com gavetas internas, o que permite guardar brinquedos e cobertores. “Pense também em deixar espaço para uma cama extra com rodízios, o que traz praticidade quando as amigas vierem visitar a criança”, afirma a arquiteta.

quarto de menina pequeno

Dica para o quarto pequeno: encoste uma das laterais da cama na parede e ganhe mais amplitude

A amplitude no quarto de menina também é garantida com armários de porta de correr e móveis multiuso. Abuse de nichos, bancos, bicamas, baús, prateleiras, bancadas e até cabideiros. E não hesite em substituir móveis que ocupem muito espaço por outros mais estreitos e práticos. A escrivaninha é uma destas peças que pode ser improvisada com bancadas pequenas. “As cômodas também ocupam muito espaço. O recomendado é substituí-la por uma penteadeira repleta de gavetass”, afirma Cilene Lupi, arquiteta.

A reforma do quarto inclui ainda acertar no projeto luminotécnico. Tente aproveitar ao máximo a entrada de luz natural, deixando o lugar mais iluminado e arejado. Invista em um ponto central de luz e espalhe spots pelo teto, sempre com luzes amareladas para não perder a sensação de aconchego no espaço de dormir.

Aposte também em fitas LED nos nichos e nas prateleiras, além de decorar o criado mudo e a penteadeira com bonitos abajures. “E não se esqueça de dimerizar o sistema de luzes. O recurso é a alternativa para controlar a quantidade de luz”, diz Érica.

 

+ Especial decoração cozinha – 17 ideias para você se inspirar

+ Veja como fazer um jardim para as crianças

+ Saiba quando é preciso trocar a decoração do quarto de seu filho

+ Veja dicas para decorar um quarto de bebês gêmeos

+ Conheça 10 camas divertidas para o quarto do seu filho

+ Conheça os móveis que podem facilitar a vida da mãe de um bebê

+ Combine a decoração com brincadeiras de criança por menos de 500 reais. Veja o vídeo

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas