Zap Móveis

Rachaduras na parede: saiba como identificar o perigo

rachadura em casa
Spread the love

Você está atento à estrutura da sua casa? Ficar de olho nas paredes, teto e instalações é fundamental para a segurança de quem mora nela. Alguns danos, como rachaduras na parede, podem indicar problemas estruturais graves e que merecem atenção. 

As rachaduras na parede podem ser superficiais e às vezes indicar apenas um desgaste do acabamento da pintura, por exemplo, mas muitas vezes elas são indícios de que algo não está certo com a estrutura da casa. Por isso, é importante estar sempre atento. 

Algumas características das rachaduras ajudam a identificar o problema com mais facilidade. Confira algumas dicas para identificar rachaduras e dar a solução correta! 

Como identificar rachaduras na parede 

Para identificar a presença de rachaduras na parede da casa, é importante fazer uma vistoria periódica no espaço, analisando toda a superfície. 

Essa avaliação prévia pode ser feita pelo próprio morador, sem a necessidade de um profissional no primeiro momento. Basta dar uma boa olhada nas paredes da casa, internas e externas, para checar se há alguma imperfeição. 

As rachaduras podem ser quase imperceptíveis, portanto, capriche ao examinar as paredes. Normalmente, rachaduras menores e mais superfícies podem significar danos na pintura ou revestimentos, sendo facilmente resolvidas. 

Rachaduras mais profundas, no entanto, podem representar diversos problemas, como abalos sísmicos, problema na fundação da casa, risco de desabamento, entre outros. 

Por isso, é importante saber identificar os tipos de rachaduras na parede.

Tipos de rachaduras na parede

A principal diferença entre os tipos de rachaduras na parede está na profundidade do dano. Existem dois tipos de rachaduras: rachadura superficial e rachadura estrutural. 

A rachadura superficial, como o próprio nome sugere, é menos profunda, causando impacta mais visual no ambiente que na construção do imóvel propriamente dita.

A rachadura estrutural, por sua vez, é normalmente maior e mais profunda, indicando algum dano na estrutura do imóvel.

Quando se preocupar com rachadura na parede?

Além do aspecto físico da rachadura, existem outros pontos a serem levados em consideração na hora de identificar o risco representado por uma rachadura na parede, como o local em que ela surge e direção para onde a rachadura cresce, por exemplo.

De olho no local da rachadura

Rachaduras na parede em determinados locais estruturais, como vigas e pilares de sustentação, são mais preocupantes pois normalmente indicam problemas na estrutura do imóvel. 

Trincas nas áreas de “junta” das paredes também devem ser observadas. Esse tipo de rachadura pode aparecer por alguns motivos: em partes da parede em que se encontram materiais diferentes, feitas de maneira incorreta ou porque os materiais dilataram e acabaram se separando. 

Direção e profundidade

A direção para onde a rachadura cresce também pode ser um sinal de alerta. Rachaduras inclinadas da diagonal e profundas indicam problemas na estrutura do imóvel. 

No caso de rachaduras com esse aspecto, é possível que a casa tenha problemas na fundação ou por excesso de peso.

Ao identificar o problema, é importante entrar em contato com um especialista o quanto antes para avaliar a gravidade do problema. Um engenheiro ou a Defesa Civil da cidade podem ajudar. 

Rachaduras rasas, na vertical ou horizontal, normalmente são mais superficiais e menos preocupantes. De todo modo, é importante acionar um engenheiro para avaliar o risco. 

No caso de trincas mais leves, avaliadas como superficiais pelo profissional especializado, um pedreiro consegue resolver o problema para fechar a rachadura, com produtos específicos para esse tipo de situação. 

Rachaduras podem indicar problemas na fundação

Problemas com a fundação, ou seja, a estrutura de sustentação do edifício no solo, são mais comuns do que se imagina, e extremamente preocupantes. Uma fundação mal feita pode inclusive ocasionar o desabamento do imóvel.

É fundamental estar atento a rachaduras que podem indicar problemas na fundação do imóvel. 

Se a casa apresenta rachaduras entre piso e parede, ou entre o piso e teto, por exemplo, esse pode ser um indício de problema na fundação.

Essas rachaduras tendem a ter padrão regular, grandes e inclinadas, que vão ficando cada vez maiores.

Neste caso, perigo identificado e é hora de chamar um engenheiro e/ou a Defesa Civil da sua cidade para avaliar a situação. 

Principais causas de rachaduras na parede 

  • Material de baixa qualidade: Entre as causas mais comuns de rachaduras nas paredes de casas, está o uso de materiais de baixa qualidade, como areia contaminada, e o excesso de cimento, por exemplo. 
  • Má execução do projeto: A má execução do projeto de engenharia civil, ou mesmo a falta de planejamento técnico desta edificação, também são causas corriqueiras de rachaduras de grau mais ou menos elevado.
  • Infiltração: A infiltração de água na parede também é uma causa comum de rachaduras. Com o desgaste feito pela água infiltrada na superfície, a tendência é que pequenas fissuras surjam na parede. Neste caso, o primeiro passo é resolver a infiltração e depois reparar os danos.
  • Impacto físico: Impactos físicos como batidas de móveis e outros objetos pesados também podem causar rachaduras superficiais na parede.
  • Abalos sísmicos: A movimentação do solo por terremotos ou pequenos tremores também podem causar rachaduras superficiais ou mais profundas nas paredes da casa.

Encontrei uma rachadura na parede: o que fazer?

Identificada alguma rachadura na parede da casa, é importante avaliar suas características para prever alguns riscos. 

De todo modo, independente de a rachadura ser grande ou pequena, profunda ou superficial, o ideal é sempre contar com ajuda profissional para uma avaliação. 

Contrate um engenheiro ou acione a Defesa Civil da sua cidade para avaliar a gravidade da rachadura e orientar os próximos passos para resolução do problema. 

Lembre-se sempre que a manutenção da estrutura da casa é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de seus moradores. Com segurança não se brinca!

Procurando imóvel para? No ZAP Imóveis, você encontra!

Agora você já sabe como agir se encontrar rachaduras nas paredes de casa e está pronto para administrar sua própria residência. Que tal começar a realizar o sonho de ter o seu cantinho? O ZAP Imóveis existe para te ajudar!

Acesse agora o site e faça uma busca personalizada pelo seu próximo imóvel!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas